Política

Vereador Vinícios Araújo é denunciado por quebra de decoro parlamentar

Autor da denúncia é o vereador Mano Martins
Publicado: 19/07/2021 às 21:20 | Atualizada: 21/07/2021 às 23:41
Redação BJ News

Na tarde desta segunda-feira (19), o vereador Mano Martins (DEM) protocolou na Câmara de Vereadores de Camaquã o Requerimento 3/2021, onde apresenta denúncia de quebra de decoro parlamentar pelo vereador Vinícios Araújo (MDB). 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube... ACESSE AQUI

Segundo o documento, Martins teria protocolado na Câmara, no dia 11 de abril, a Indicação 26/2021, solicitando que “durante todo o período de epidemia do vírus covid-19, todos caminhoneiros autônomos e profissionais do setor responsável pelos transportes de cargas e mercadorias, tenham prioridade de acesso à vacinação”. 

Já no dia 19 de maio, Araújo protocolou o Requerimento com Apoio do Plenário 28/2021, onde solicita a Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, a inclusão dos “profissionais de transporte terrestres (caminhoneiros) na lista de prioridade de vacinação da covid-19”.  Ainda conforme o documento, Martins teria alertado, por meio de memorando interno, a respeito da similaridade das propostas. No entanto, a proposta foi incluída na pauta da sessão pelo presidente do Legislativo, Luciano Cabeça (PSDB). 

Em sua representação, Martins afirma que a conduta contraria o artigo 125 do Regimento Interno do Legislativo, que afirma que “apresentada a proposição com matéria idêntica ou semelhante a outra em tramitação, prevalecerá a primeira” e “no caso de identidade, considera-se prejudicada a proposição apresentada depois da primeira, determinando, a Presidência ou a Comissão competente, o seu arquivamento”. 

Para Martins, a ação adotada por Araújo “tem viés de angariar musculatura política junto à população e eleitorado”, pois a matéria teria sido apresentada pelo parlamentar em entrevista a uma emissora de rádio local. 

O vereador autor do requerimento afirma que a conduta viola o Código de Ética da Câmara de Vereadores, quanto ao “desrespeitar a propriedade intelectual” e “quanto ao respeito à verdade - divulgar, no exercício da função fiscalizatória, da Tribuna da Câmara ou por quaisquer outros meios, com fins eleitorais ou outros, informações falsas, não comprováveis, incompletas ou distorcidas que se aproveite da boa-fé da população para induzi-la a juízo que não correspondam à verdade dos fatos”.   

Confira os detalhes: https://www.camaracq.rs.gov.br/documento/requerimento-no-3-2021-56574 

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

Ontem
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

4 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

5 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás