Geral

Técnica de enfermagem de Chuvisca é demitida após aplicar vacina da covid-19 em pessoas que não moram no município

Ao todo, oito pessoas do ciclo familiar e de amizade da servidora foram imunizadas
Publicado: 30/07/2021 às 10:57 | Atualizada: 01/08/2021 às 23:53
Matheus Garcia

A Prefeitura de Chuvisca divulgou por meio de nota enviada à imprensa, na manhã desta sexta-feira (30), um caso de inconsistência na lista de vacinação da covid-19 do município.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A irregularidade foi identificada pela Secretaria da Saúde, no dia 15 de abril, quando uma pessoa que não reside na cidade foi imunizada contra o novo coronavírus. Segundo a pasta, seria um homem morador de Arambaré, irmão de uma técnica de enfermagem que trabalhava como vacinadora em Chuvisca.

A situação foi encaminhada para a assessoria jurídica do município. Após investigação, foram identificadas oito pessoas de fora da cidade que receberam a vacina da covid-19. Em checagem nas redes sociais, foi possível descobrir que as pessoas se tratavam do afilhado, comadre, pai do afilhado, irmão, familiar, cunhado, namorada do afilhado e outra pessoa que deve ter vínculo de afinidade com a vacinadora. Todos estavam fora do grupo prioritário de vacinação na época.

Diante da irregularidade, a prefeitura ingressou com um Processo Administrativo Disciplinar e a servidora foi suspensa temporariamente das atividades. O caso foi investigado pela Polícia Civil de Camaquã e repassado ao Ministério Público após o término do inquérito. O órgão instaurou um processo que tramitou em sigilo, considerando a lista e dados pessoais dos vacinados identificados no procedimento.

Na última segunda-feira (26), a Comissão de Sindicâncias e Processos Administrativos concluiu o processo decidindo pela demissão da servidora. Já na terça (27), a assessoria jurídica aprovou o procedimento e o prefeito de Chuvisca, Joel Subda (PSB), assinou a demissão da técnica de enfermagem.

O documento apontou que a mulher infringiu os dispositivos do artigo 124 (I, II, III e IX); e do artigo 125 (X) do Regime Jurídico dos Servidores de Chuvisca, que tratam:

Art. 124. São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; II - lealdade às instituições a que servir; III - observância das normas legais e regulamentares; IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa; Art. 125. É proibido ao servidor qualquer ação ou omissão capaz de comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina e hierarquia, prejudicar a eficiência do serviço ou causar dano à Administração Pública, especialmente: X - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

Em depoimento, a profissional alegou que as doses aplicadas eram sobras e que não recebeu nenhuma instrução sobre o que fazer com essas vacinas. Segundo o processo, ela afirmou em sua defesa que o SUS é universal, independente do domicílio da pessoa, além de alegar boa fé em ter registrado a aplicação das doses e solicitar análise de seu histórico profissional.

No entanto, a servidora não conseguiu comprovar o dia exato da aplicação das doses, já que a data que consta no sistema não é a mesma que ela registrou. O processo concluiu que a profissional agiu exclusivamente em benefício dos familiares e pessoas próximas. A identidade dela não será divulgada.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Ontem
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Ontem
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Ontem
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Ontem
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Ontem