Saúde

Chuvisca confirma caso de febre amarela após ação de conscientização sobre a doença no município

Animal foi encontrado morto em uma propriedade rural há cerca de duas semanas e órgãos sanitários aguardavam resultado do teste de coleta de material
Publicado: 02/08/2021 às 16:14 | Atualizada: 04/08/2021 às 23:33
Matheus Garcia

Após a localização de um bugio morto em uma propriedade rural alvo de ação de conscientização sobre febre amarela em Chuvisca, as equipes da Vigilância em Saúde coletaram material para análise e o resultado foi emitido, nesta segunda-feira (2), com diagnóstico positivo para a doença.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

As ações foram realizadas na área rural do município ao longo da semana de 19 a 23 de julho, sendo promovidas em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O bugio é um dos principais hospedeiros da febre amarela, assim como os seres humanos. A Secretaria Municipal da Saúde solicita para caso a população encontre algum animal morto ou doente, que comunique as autoridades responsáveis através dos canais: Vigilância em Saúde (51) 3611-7101 ou Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (51) 3611-7246.

Febre amarela: o que é, transmissão, sintomas e prevenção:

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridade. Ela pode se apresentar de duas formas: febre amarela urbana e febre amarela silvestre. 

Atualmente, são conhecidos dois ciclos de transmissão da doença: um urbano, do tipo homem-mosquito-homem, no qual o Aedes aegypti é o principal vetor; e o outro silvestre, complexo, no qual diferentes espécies de mosquitos (Haemagogus spp. e Sabethes spp.) atuam como transmissores e primatas não humanos (PNH) participam como hospedeiros, amplificando o vírus durante a fase virêmica.

Nos seres humanos, a febre amarela possui rápida evolução, com cerca de 10% dos casos, evoluindo para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal.

A vacina é o principal meio de prevenção da febre amarela, estando disponível para pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade, em dose única para a vida toda. É válido lembrar que é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas da covid-19 e a da febre amarela.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

Hoje

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

Ontem
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

Ontem
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

Ontem
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

3 dias atrás

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

4 dias atrás