Polícia

Camaquense sofre tentativa do golpe de clonagem do WhatsApp

Golpista se passou por servidor de órgão federal e disse que fazia pesquisa sobre a pandemia da covid-19
Publicado: 27/08/2021 às 14:13 | Atualizada: 29/08/2021 às 23:58
Juares da Luz

Atenção para as tentativas de golpes de clonagem do WhatsApp, através do código de verificação enviado pelo SMS em seu aparelho celular. Na manhã desta sexta-feira (27), um morador de Camaquã (RS) sofreu uma tentativa do golpe, por meio de um dos modus operandi mais usado para este tipo de golpe; a “pesquisa sobre a pandemia da covid-19”.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O camaquense recebeu uma ligação telefônica de um número de celular, com código de área 55, de um homem muito educado e bem articulado dizendo que estava fazendo uma pesquisa sobre a pandemia do novo coronavírus. Ele disse que era do Ministério da Saúde (MS) ou algo parecido e ia fazer cinco perguntas. Disse também que o questionário era bem rápido.

O golpista fez algumas perguntas do tipo: no período da pandemia você teve febre, dor de cabeça, dor no corpo ou perda do paladar? Você fez o teste da covid? Testou negativo ou positivo? Você fez o tratamento em casa ou precisou ser hospitalizado? Você conhece alguém do seu bairro que testou positivo para a covid? Entre outras perguntas.

Depois das perguntas, que durou cerca de três minutos, o falso servidor do MS disse que para concluir o questionário e para que pudesse ser incluído no sistema, o entrevistado precisava fazer mais um procedimento. O homem disse que o entrevistado havia acabado de receber uma série de números via SMS e precisava repassar para ele estes números a fim de incluir a pesquisa no sistema.

Descobrindo que se tratava de um golpe, o camaquense alertou e xingou o golpista sobre a tentativa de clonagem do seu WhatsApp e, então, o falsário desligou o telefone.

A mensagem via SMS normalmente vem em inglês para o seu aparelho celular: "Your WhatsApp account is being registered on a new device.Do not share this code with anyone.Your WhatsApp code: ???-???".

CUIDADO

Então, ao fornecer o código de verificação do seu WhatsApp para o golpista, ele tem acesso a todos os contatos do seu WhatsApp e consegue se passar por você pedindo dinheiro à sua lista de contatos, mas com os dados bancários dele.

Uma das formas de se manter a salvo da clonagem de WhatsApp é a chamada "verificação de dois fatores", aonde além do método de login tradicional adiciona-se um novo método de login, que pode ser um código gerado automaticamente por um sistema de tempos em tempos, ou uma senha numérica.

Desta forma, mesmo caindo no golpe e repassando para ele o código de verificação enviado pelo golpista via SMS, ele não poderá clonar o seu WhatsApp, pois precisará da senha que só você possui, e nunca deve repassar para ninguém.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Decrab de Camaquã adquire equipamentos de atendimento pré-hospitalar de combate

Torniquetes e kits de APH foram entregues nesta sexta-feira (3)

4 dias atrás
Prisão

PC prende homem que furtou estabelecimento comercial em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2)

5 dias atrás

Homem que estuprou adolescente em Camaquã é preso em Pelotas

Crime aconteceu no dia 19 de fevereiro deste ano, no bairro Getúlio Vargas

5 dias atrás
Nova prisão

Após descumprir prisão domiciliar, homem é preso em São Lourenço do Sul

Ação da Polícia Civil aconteceu no começo da tarde desta terça-feira (30)

1 semana atrás
Prisão no interior de Camaquã

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Banhado do Colégio, em Camaquã

Prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

1 semana atrás
Crimes ambientais

PC investiga crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Porto Alegre

Seis pessoas foram presas na operação que aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

1 semana atrás