Mundo

Inglaterra pode sofrer pior surto de covid do que Escócia após volta às aulas, temem especialistas

Em setembro passado, os casos da covid na Inglaterra mais que quadruplicaram depois que as crianças voltaram para a sala de aula
Publicado: 30/08/2021 às 09:42 | Atualizada: 01/09/2021 às 22:43
Redação BJ News

A Inglaterra enfrenta um aumento ainda pior em casos de covid do que a Escócia quando as crianças voltam às escolas, alertaram os principais cientistas hoje. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

As infecções já atingiram níveis recordes ao norte da fronteira, com o aumento sendo atribuído à reabertura das salas de aula após as férias de verão (hemisfério norte). 

E agora há temores que a Inglaterra - que tem índices de origem mais altos de covid do que a Escócia - possa ser atingida ainda mais fortemente, com milhões de crianças em idade escolar definidas para voltar no final desta semana.

Os sindicatos de professores estão furiosos. As restrições de distanciamento social, como o uso de máscaras, foram abandonadas na Inglaterra, que os especialistas consideram uma "receita para o desastre" - mas a Escócia as mantém até o final de setembro.

O secretário de Educação, Gavin Williamson, exortou os pais a intervir para salvar o país de uma quarta onda, testando seus filhos duas vezes por semana para o vírus. 

O Dr. Deepti Gurdasani, epidemiologista da Queen Mary University of London e membro do Independent SAGE, disse: 'A Escócia está provando ser um conto de advertência sobre o que acontece quando as restrições são retiradas e as escolas reabertas sem mitigações adequadas. Podemos esperar pior na Inglaterra em um futuro próximo.'

O Dr. Gurdasani acrescentou: 'Isto é antes da abertura das escolas [e] depois de um declínio de um pico muito alto no final do semestre em julho.

'No geral, as taxas de casos na comunidade são muito altas - entre 30 e 35.000 infecções por dia.

“No final desta semana, teremos crianças não vacinadas indo para a escola na Inglaterra com taxas de infecção 26 vezes maiores do que em setembro do ano passado, com uma variante mais transmissível.

'Em setembro passado, os casos quadruplicaram depois que as escolas reabriram em quatro semanas. O que vai acontecer desta vez?

“Vamos lembrar que as escolas na Inglaterra não terão nem mesmo as poucas atenuações que existem na Escócia. Portanto, sem máscaras, sem ventilação, sem distanciamento, sem rastreamento de contato nas escolas (os contatos nem serão solicitados para testar!). Isto é uma receita para o desastre.'

Quando 8,9 milhões de crianças voltaram às escolas na Inglaterra em setembro passado, os casos da Covid aumentaram quatro vezes em um mês.

E eles se espalharam para grupos de idade mais avançada, que são mais vulneráveis ​​à doença.

O Dr. Kit Yates, um matemático da Bath University e membro do Independent SAGE, tuitou que o impacto da reabertura de escolas nos casos da Covid seria "potencialmente desastroso".

Ele disse: 'Veremos aumento de casos em jovens, mas também em grupos de idade mais avançada com todas as consequências associadas (doenças, hospitalizações e mortes e longo Covid).'

'Nós tivemos tanto tempo para fazer algo sobre isso, mas nos últimos meses nós realmente retrocedemos (removendo máscaras, bolhas, isolamento de contatos, etc).'

A Escócia registrava cerca de 2.000 casos por dia em 17 de agosto, quando suas escolas voltaram, ou uma taxa de infecção de 250 casos para cada 100.000 pessoas a cada semana.

Mas na última semana quebrou o recorde de maior número de casos diários registrados quatro vezes. Ontem, ele postou mais de 7.000 novas infecções - mais de três vezes acima dos níveis vistos durante os dias mais sombrios da segunda onda.

Na Inglaterra, já existem mais de 20.000 casos por dia, com uma taxa de infecção de cerca de 326 testes positivos por 100.000 pessoas por semana.

Cientistas do SAGE alertaram que o país está pronto para uma 'grande' onda de Covid quando as escolas retornarem, porque isso levará a mais misturas, proporcionando mais oportunidades para o vírus se espalhar.

A vacina Covid - que reduz o risco de infecção - foi oferecida apenas a jovens de 16 e 17 anos neste mês e muitos ainda precisam receber sua primeira dose. Os principais cientistas do No10 ainda estão debatendo se devem oferecer o jab para maiores de 12 anos.

Especialistas dizem que pelo menos um terço das crianças em idade escolar provavelmente já tem imunidade contra o vírus da infecção natural.

Em setembro passado, a Inglaterra registrava cerca de 1.000 casos por dia. Mas, no final deste mês, o número de infecções mais do que quadruplicou.

Na Escócia, as hospitalizações de Covid já aumentaram 50 por cento na semana desde que as escolas voltaram, de 49 para 76 admissões por dia.

Mas as mortes ainda são planas. Há um atraso porque leva várias semanas para alguém infectado com o vírus ficar gravemente doente e sucumbir à doença.

Nicola Sturgeon insistiu que não está considerando um bloqueio de 'disjuntor' em meio a uma campanha de vacinação bem-sucedida que atingiu mais de nove em cada dez adultos.

O Primeiro Ministro isolou-se depois de ser identificado como um contato próximo de alguém infectado com o vírus. Mas esta manhã ela encerrou a quarentena após o teste ser negativo.

As escolas no País de Gales também devem retornar no final desta semana, o que os especialistas temem também pode desencadear um aumento nos casos de Covid no país. O País de Gales está registrando cerca de 2.000 casos por dia no momento, com uma taxa de infecção de cerca de 379 por 100.000.

Existem poucas restrições às escolas na Inglaterra, que inicialmente foram orientadas a enviar para casa crianças com teste positivo para o vírus e seus contatos próximos - mesmo se os outros testassem negativo.

Os alunos terão que se testar duas vezes para o vírus na escola na primeira semana de seu retorno e, depois disso, realizar dois testes de fluxo lateral por semana em casa.

Aqueles com teste positivo precisarão isolar por dez dias. Mas outras crianças com as quais se sentam ao lado na sala de aula não precisarão mais se isolar, além de fazer parte da promessa do governo de acabar com as restrições à quarentena.

Escolas em partes do Sudoeste, no entanto, ainda vão pedir aos alunos que usem máscaras nos corredores, playgrounds e 'áreas comuns' quando retornarem esta semana.

O Departamento de Saúde anunciou a mudança no sábado, que visa ajudar a evitar um aumento nos casos de Covid.

As medidas serão aplicadas no hotspot Covid, na Cornualha, na Inglaterra, bem como em Devon, Plymouth, Torbay e nas ilhas de Scilly.

O secretário de Saúde, Sajid Javid, disse que, embora as vacinas tenham 'inclinado as probabilidades a nosso favor', medidas extras eram necessárias para 'controlar a propagação do vírus'.

Os sindicatos de professores disseram que as escolas enfrentam uma 'receita para o caos' no semestre letivo e que o aumento previsto dos casos é 'extremamente preocupante'.

The Daily Mail

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Abalo

Terremoto em Taiwan já matou 12 pessoas e deixou desaparecidos

Abalo sísmico ocasionou queda de prédios e prendeu mais de 400 pessoas em um hotel

3 semanas atrás

Brasileiro que visitou a Finlândia mais de 50 vezes explica porque o país é o mais feliz do mundo

País foi considerado o mais feliz do mundo, pela sétima vez consecutiva, por ranking da ONU

3 semanas atrás

Candidata a prefeita é morta a tiros durante comício no México

Gisela Gaytán, de 38 anos, disputava as eleições pelo município de Celaya

3 semanas atrás

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Taiwan e deixa ao menos nove pessoas mortas

Esse é o terremoto mais forte dos últimos 25 anos no país

3 semanas atrás
Balanço trimestral

Brigada Militar realiza 28,1 mil prisões no primeiro trimestre de 2024

BM ainda realizou a apreensão de 1,6 tonelada de drogas, sendo 1,33 tonelada de maconha, 192,1 quilos de cocaína e 86,7 quilos de crack

4 semanas atrás

VÍDEO: ponte desaba após navio cargueiro bater contra a estrutura em Baltimore, nos EUA

Seis trabalhadores estavam desaparecidos e foram considerados mortos pelas autoridades

1 mês atrás