Polícia

Polícia conclui inquérito e indicia um homem por morte de adolescente indígena no Noroeste do RS

Daiane Griá Sales tinha 14 anos e era da etnia Kaingang. Segundo a investigação, ela foi estuprada, morta e teve o corpo levado em carro até uma área rural próximo à reserva onde morava
Publicado: 15/09/2021 às 11:05 | Atualizada: 05/10/2021 às 17:19
Matheus Garcia

A Polícia Civil concluiu o inquérito da adolescente indígena encontrada morta no começo de agosto em Redentora, Noroeste do Rio Grande do Sul. As investigações ficaram a cargo da 22ª Delegacia de Polícia Regional de Três Passos. Um coletiva de imprensa foi realizada, na manhã desta quarta-feira (15), para detalhar o desfecho do caso.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

As autoridades indicam que um homem, de 33 anos, não-indígena é o autor do crime. Ele foi indiciado por estupro de vulnerável, ocultação de cadáver e homicídio qualificado (feminicídio). O acusado teve a prisão preventiva decretada pela Justiça na tarde dessa terça-feira (14).

Daiane Griá Sales, de 14 anos, era da etnia Kaingang e foi vista pela última vez na noite de 31 de julho, em uma festa ao ar livre, que ocorreu ao ar livre em local próximo à comunidade indígena Reserva do Guarita, onde ela morava. No dia 4 de agosto, o cadáver da vítima foi encontrado por um agricultor em uma lavoura na localidade de Posse ferraz, distante cerca de 10 km de onde ocorreu a festa, com indícios de violência sexual e a parte inferior dilacerada. Segundo o laudo de necropsia, o dilaceramento teria sido causado "provavelmente por animais e/ou aves de rapina", restando descartada ação de origem humana nesta parte.

Ao longo de 40 dias de investigações, dois suspeitos foram presos temporatiamente, mas a polícia concluiu que apenas um deles tinha envolvimento com o crime.

De acordo com a polícia, o acusado morava perto de onde tudo aconteceu. Durante depoimento, o acusado apresentou contradições sobre o que teria acontecido. Ainda conforme o que foi apurado, o homem teria oferecido carona para Daiane ao final da festa, no começo da madrugada de 1º de agosto. A investigação afirma que ele agiu sozinho e teria utilizado o veículo para abandonar o corpo da jovem no local onde ele foi encontrado. Exames realizados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) detectaram vestígios genéticos do autor junto ao cadáver da vítima. A polícia aguarda o resultado de exames periciais complementares para confirmar a causa da morte da adolescente.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Decrab de Camaquã adquire equipamentos de atendimento pré-hospitalar de combate

Torniquetes e kits de APH foram entregues nesta sexta-feira (3)

3 dias atrás
Prisão

PC prende homem que furtou estabelecimento comercial em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2)

4 dias atrás

Homem que estuprou adolescente em Camaquã é preso em Pelotas

Crime aconteceu no dia 19 de fevereiro deste ano, no bairro Getúlio Vargas

4 dias atrás
Nova prisão

Após descumprir prisão domiciliar, homem é preso em São Lourenço do Sul

Ação da Polícia Civil aconteceu no começo da tarde desta terça-feira (30)

6 dias atrás
Prisão no interior de Camaquã

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Banhado do Colégio, em Camaquã

Prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

6 dias atrás
Crimes ambientais

PC investiga crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Porto Alegre

Seis pessoas foram presas na operação que aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

6 dias atrás