Geral

Assembleia aprova projeto que autoriza transformação do porto do Rio Grande em empresa pública

Portos RS cuidará de toda a hidrovia e dos três portos públicos
Publicado: 16/09/2021 às 11:28 | Atualizada: 18/09/2021 às 23:37 | Secom RS
Redação BJ News

Por 48 votos favoráveis e nenhum contrário, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 230/2021 que autoriza a alteração da natureza jurídica da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) de autarquia para empresa pública. A aprovação correu na noite da última terça-feira (14) e é resultado de trabalho liderado pelo governador Eduardo Leite e do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, com a intermediação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos Júnior.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

"Isso permite que, definitivamente, o caixa do porto fique com o porto e tenhamos uma administração mais profissional, que será balizada pela Lei 13.303 que regula as empresas públicas", afirmou o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima. Além disso, um novo projeto de lei será levado à Assembleia para definir a situação do quadro funcional, como aposentadoria e direitos dos trabalhadores.

"A nossa intenção é de concretizar, com a maior harmonia possível, os interesses mútuos da modernização do porto, que é uma exigência do governo federal, da Secretaria Nacional de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários e do Ministério da Infraestrutura", completou Estima. Os portos gaúchos eram os únicos a manter um convênio de delegação como autarquia e a exigência para renovação era a alteração para empresa pública.

Uma reunião de acordo durante à tarde, antes do começo da sessão de votação, contou com a presença de Artur Lemos, do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, do líder do governo na Casa, deputado Frederico Antunes, do presidente do Sindicato dos Portuários, Rui Mendes, e do ex-superintendente do Porto Janir Branco. A reunião também teve a presença do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, e do prefeito de Rio Grande, Fábio Branco.

"A implantação da empresa pública está prevista para a virada do ano. Nós temos três meses para nos adequarmos e queremos abrir a gestão do próximo ano com a nova empresa, denominada Portos RS, que cuidará de toda a hidrovia, os três portos públicos, além da relação com os demais terminais concedidos e os terminais de uso privado", concluiu Estima.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Ontem
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Ontem
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Ontem
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Ontem
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Ontem