Política

Vereadores camaquenses discutem caso Canarana em audiência pública

Sócio proprietário da empresa prestou esclarecimentos sobre a implantação de indústria de beneficiamento de fumo
Publicado: 24/09/2021 às 14:20 | Atualizada: 26/09/2021 às 22:42
Redação BJ News

Na noite desta quinta-feira (23), o auditório da Secretaria de Educação de Camaquã foi palco da audiência pública para discutir o Projeto de Lei 12/2021 que autoriza a doação de área pública e a concessão de incentivo empresarial à Canarana Agro Comercial do Brasil Importação e Exportação de Fumo Ltda, de autoria do Poder Executivo. A audiência foi convocada pela Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo da Câmara de Vereadores de Camaquã.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O encontro contou com a participação dos membros da comissão, Claiton Silva (PDT), Vitor Azambuja (Progressistas) e Vaterson Bônus (Republicanos); sócio proprietário da empresa, José Machado; diretoria da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic), vereadores e comunidade.

Atualmente, a empresa possui faturamento mensal de cerca de R$ 120 mil e prevê investir mais de R$ 170 milhões por meio de um fundo internacional. O projeto trata da doação de uma área pública de 13 hectares, as margens da BR-116. De acordo com Machado, a empresa possui cinco colaboradores com carteira assinada, além de outros quatro que prestam serviços.

Na oportunidade, Machado apresentou o projeto e destacou que a proposta é segura e possui garantias. “Se o plano de negócios não fosse seguro, o fundo não iria disponibilizar recursos”, avalia o empresário. O empreendedor afirmou que a empresa possui uma área própria para instalação das instalações se os vereadores não aprovarem a doação da área pública.

O vice-presidente da Comissão, Vitor Azambuja, afirmou que não acredita na viabilidade financeira da proposta e adiantou que irá votar pela não autorização da cedência da área. “Se isso não der certo o município pode sofrer prejuízos, não podemos embarcar em aventuras, não podemos assinar um cheque em branco”, explica o parlamentar, destacando que se a proposta for aprovada, torcerá para dar certo.

Já o presidente da Comissão e relator do projeto, Claiton Silva, comentou que está avaliando o projeto e deve realizar visitas ao Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam) e outras diligências para elaborar o parecer técnico. No entanto, Silva não adiantou qual será o seu voto.

Quem não acompanhou o encontro, pode assistir a gravação da audiência pública

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

Ontem
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

4 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

5 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás