Saúde

Rio Grande do Sul autoriza a intercambialidade entre as vacinas da AstraZeneca e Pfizer

Pessoas que tomaram a primeira dose da fabricante Fiocruz e precisam completar o esquema vacinal com a segunda dose já podem se direcionar ao Centro de Imunização Viégas para se vacinar com o imunizante da Pfizer
Publicado: 26/10/2021 às 17:51 | Atualizada: 28/10/2021 às 23:05
Matheus Garcia

Devido à falta do imunizante da AstraZeneca em diversos municípios do Rio Grande do Sul, o governo do Estado autorizou as secretarias municipais de saúde a utilizarem a vacina da Pfizer para completar o esquema vacinal de quem precisa tomar a segunda dose (D2) da fabricante Fiocruz.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A aplicação da D2 da AstraZeneca estava suspensa ou em escala reduzida em várias cidades gaúchas por conta da falta de novos lotes. A escassez de insumos para produção de novas remessas do imunizante impossibilitou o Ministério da Saúde de distribuir vacinas da Fiocruz aos estados nos últimos dias.

A partir desta decisão, o município de Camaquã começa a aplicar já nesta terça-feira (26) a D2 da Pfizer em quem recebeu a primeira dose (D1) da AstraZeneca e está com a data pré-determinada no cartão de vacinação até 1º de setembro. Hoje, o Centro de Imunização Viégas funciona das 17 horas às 20 horas. 

O cronograma da segunda dose também abrange pessoas que tomaram a D1 da Pfizer até 1º de setembro e as que fizeram a primeira aplicação da CoronaVac e estão com data para receber a segunda dose agendada no cartão de vacinação. 

Já a primeira dose ainda está disponível para a população a partir dos 12 anos. O imunizante que está sendo aplicado é o da Pfizer. É necessário levar um documento de identidade com foto e comprovante de residência ou cartão do SUS. Os adolescentes entre 12 e 15 anos precisam estar acompanhados de um responsável. 

Idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde continuam recebendo a terceira dose (D3) seis meses após a data da segunda dose. O grupo de pessoas que convive com imunidade baixa também pode tomar a dose adicional 28 dias depois da D2.

O Centro de Imunização Viégas atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 12 horas às 16h30, junto ao Centro Social Urbano, no bairro Viégas. Terças e quintas-feiras, o horário é das 17 horas às 20 horas. Lembrando que nesta quinta (28) e na próxima terça (2), o local estará fechado por conta dos feriados de Dia do Servidor Público e de Finados, respectivamente. Na sexta (29) e na segunda (1º), o atendimento segue normal. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

4 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

4 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

5 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

5 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

5 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás