Política

Testemunhas da CPI da Propina são ouvidas nesta quinta (4) em Camaquã

Comissão investiga denúncia de suposto pedido de propina por parte de um vereador m troca de apoio na cedência de área pública a uma empresa de tabacos
Publicado: 04/11/2021 às 09:01 | Atualizada: 09/11/2021 às 09:39
Matheus Garcia

Acontece nesta quinta-feira (4) a primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada pela Câmara de Vereadores de Camaquã para investigar o caso do suposto pedido de propina por parte de um vereador, em troca de apoio na cedência de área pública a uma empresa de tabacos que pretendia se instalar no município. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Serão ouvidos como testemunhas o vereador Vítor Azambuja (Progressistas) e o empresário Elissandro Sperb de Freitas. A audiência ocorrerá a partir das 18 horas, no plenário da Casa Legislativa, com transmissão simultânea pela página do Facebook. A CPI é composta pelo vereador Vinícios Araújo (MDB) como presidente, vereador Ronaldinho Renocar (Progressistas) como vice-presidente, e vereador Mozart Pielechowski (PSDB) como relator. 

Os membros apuram a denúncia feita pelo vereador Vítor sobre o recebimento de mensagens intimidatórias via aplicativo enviadas por José Claudir Machado, sócio-proprietário da empresa Canarana Agro Comercial do Brasil Importação e Exportação de Fumo Ltda. O empresário Elissandro também fez citações a supostas mensagens que recebeu de Machado.

A firma é especializada na importação e exportação de fumo, com faturamento mensal aproximado de R$ 120 mil, mas que tinha com promessa de investimento em Camaquã um valor superior a R$ 170 milhões. A prefeitura estudava doar uma área pública de 13 hectares para a instalação da firma.

A tramitação do projeto gerou polêmica entre o Poder Público e a comunidade, principalmente com relação ao potencial e a capacidade econômico-financeira da empresa. No final de setembro, o sócio-proprietário da Canarana enviou um documento ao prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) confirmando a desistência por parte da entidade de investir no município. 

Conforme a declaração, a desistência foi embasada nas situações consideradas vexatórias que a empresa foi submetida durante Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores no dia 23 de setembro. A reunião foi convocada pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo do Legislativo camaquense, vereador Claiton Silva (PDT), para debater possíveis contradições sobre a cedência do terreno e a concessão do incentivo empresarial. Outros fatores ligados ao incentivo público que seria empregado para implantação da empresa no município foram vistos como desfavoráveis pela direção da firma para que a parceria fosse concretizada.

As próximas oitivas ocorrerão na terça (9) e na quarta-feira (10), quando será elaborado o novo plano de trabalho para a próxima etapa da CPI. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

3 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

4 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Em reunião, PDT define por maioria absoluta aliança com Progressistas em Camaquã

Encontro ocorreu na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás