Polícia

Polícia conclui que preso armou falso plano de fuga para prejudicar rivais em presídio de Charqueadas

Material com planejamento do suposto resgate de apenados foi apreendido nas proximidades da casa prisional no fim do mês passado
Publicado: 04/11/2021 às 15:44 | Atualizada: 06/11/2021 às 23:52
Matheus Garcia

A Polícia Civil concluiu que é falso o suposto plano de fuga de dois detentos da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), encontrado no final de outubro dentro de um carro abandonado às margens da ERS-401, nos arredores da casa prisional. Os detalhes sobre o caso foram detalhados nesta quinta-feira (4). 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O material passou por análise no Instituto-Geral de Perícias (IGP). A Brigada Militar e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) colaboraram nas investigações. Um mapa descrevia o uso de explosivos, fuzis, metralhadoras e um helicóptero na ação. Dentro do automóvel, havia também munições e coletes à prova de balas. A apreensão ocorreu quando agentes da Susepe faziam a escolta de risco de um apenado da Pasc para o fórum de Porto Alegre no início da manhã do dia 28 de outubro. 

Conforme a polícia, o plano foi arquitetado dentro da Pasc por um detento rival dos dois presos que supostamente seriam resgatados. Ainda de acordo com as autoridades de segurança, o intuto do apenado era incriminar os desafetos para dominar o tráfico de drogas no Sul do RS. A ideia era que, desta forma, a dupla fosse removida para um presídio federal. O autor contratou duas pessoas para executaro plano. 

A Polícia Civil afirma que vai indiciar os três responsáveis por associação criminosa, receptação de veículo, adulteração da identificação do veículo e porte de munição de uso restrito. Os dois contratados ainda não foram presos. Segundo a polícia, o Kia Cerato utilizado na ação foi furtado e o condutor confessou o furto. Ele está preso temporariamente e não sabia sobre o falso plano de fuga, mas as autoridades não descartam que o suspeito seja indiciado por associação criminosa.

Para a investigação, ficou claro que os apenados mencionados no resgate não tinham conhecimento do falso plano. A polícia chegou a cumprir mandados de busca e apreensão em residências de pessoas ligadas a dupla, mas concluiu que ambos não teriam benefício com uma eventual fuga já que está perto da data para solicitação da progressão de pena.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Polícia Civil busca informações sobre motorista que se envolveu em atropelamento com óbito na ERS-350, entre Camaquã e Chuvisca

Suspeito estaria dirigindo um Volkswagen Fox ou um Volkswagen SpaceFox e teve um espelho retrovisor arrancado

Ontem
Morte

Homem de 52 anos é assassinado em estrada entre Tapes e Arambaré

Crime aconteceu nesta quarta-feira (15)

2 dias atrás
Dilúvio Moral

Polícia Civil realiza operação para combater fraudes e golpes durante a tragédia no RS

Suspeitos estariam cometendo os crimes pela internet

2 dias atrás
Prisões

Polícia Civil prende dois suspeitos de extorsão no RS

Ação aconteceu na cidade de Uruguaiana

3 dias atrás
Palestra para abrigados em Camaquã

Polícia Civil realiza palestra para vítimas de enchentes acolhidas no Ginásio Municipal de Esportes, em Camaquã

Policiais orientaram sobre como se prevenirem de predadores sexuais e destacaram a importância do acompanhamento constante de crianças e adolescentes abrigados

4 dias atrás

Polícia Civil realiza rondas em abrigos da Região de Camaquã

Foram visitados um total de 17 abrigos em sete municípios diferentes

4 dias atrás