Educação

Aulas presenciais são retomadas nas escolas de Educação Básica do RS

Novo decreto do governo do Estado exige que as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio voltem a receber alunos a partir desta segunda-feira (08)
Publicado: 08/11/2021 às 09:32 | Atualizada: 10/11/2021 às 21:50
Matheus Garcia

As aulas presenciais nas escolas de Educação Básica foram retomadas nesta segunda-feira (8) em todo o Rio Grande do Sul. Um novo decreto sobre as normas aplicáveis às instituições e estabelecimentos de ensino gaúchos durante a pandemia foi publicado pelo governo do Estado na segunda edição do Diário Oficial do último dia 29. A decisão atinge a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio nas redes públicas e privadas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O retorno obrigatório foi determinado após reunião do Gabinete de Crise, no fim de outubro, junto com as secretarias da Saúde e Educação. Primeiramente, a data para a retomada obrigatória às salas de aula seria em 3 de novembro. Todavia, o governo do Estado optou por dar um tempo maior para as escolas se organizarem e comunicarem os estudantes sobre como ocorreria essa reintegração. 

A equipe de governo avaliou a queda das taxas de contaminação e hospitalizações, além do avanço da vacinação no RS. Com os índices vistos como satisfatórios e diante dos impactos na aprendizagem decorrentes da pandemia, o Executivo Estadual apontou que este seria o momento propício para a retomada da obrigatoriedade da presença física nas aulas.

A normativa garante protocolos sanitários rígidos e a permanência no regime híbrido ou virtual aos alunos que, por razões médicas comprovadas mediante a apresentação de atestado, não possam retornar integral ou parcialmente ao regime presencial.

Além do uso obrigatório de máscara pelos alunos, professores e demais funcionários, o decreto também exige que as instituições de ensino mantenham as salas de aula com ventilação e o distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes. As escolas que não puderem assegurar o distanciamento mínimo devido ao tamanho do espaço físico escolar poderão adotar o sistema de revezamento dos estudantes. Para isso, deverão assegurar a oferta do ensino remoto naqueles dias e horários em que os alunos não estiverem presencialmente na escola. As equipes gestoras destas instituições de ensino entrarão em contato com suas respectivas comunidades escolares para orientações.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Aulas suspensas

Dom Feliciano suspende aulas nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino

Escolas Municipais de Educação Infantil continuam com funcionamento normal

Hoje
Vestibular

UFRGS divulga datas das provas do vestibular 2025

Cronograma completo com o período de inscrição ainda não foi informado

Ontem

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país

Ontem
Enem 2024

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (26)

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio

4 dias atrás
Greve

Professores de universidades e institutos federais iniciam greve nesta segunda (15)

Categoria quer reajuste de 22,71% em três parcelas de 7,06% por ano

2 semanas atrás

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante

2 semanas atrás