Saúde

Terceira dose com prazo de 5 meses após o esquema vacinal é aplicada em Camaquã

Confira também quem pode tomar a segunda dose antecipada no município
Publicado: 17/11/2021 às 09:00 | Atualizada: 19/11/2021 às 23:32
Matheus Garcia

O Centro de Imunização Viégas funciona nesta quarta-feira (17) no período da manhã e da tarde para aplicação de todas as doses da vacina que protege contra o coronavírus. O horário é das 8h30 às 11h30, e das 12 horas às 16h30. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Após anúncio do Ministério da Saúde de que o prazo para receber a dose de reforço foi reduzido de seis para cinco meses, o município já está imunizando profissionais da saúde e idosos a partir de 60 anos que tenham tomado a segunda dose (D2) há pelo menos 20 semanas. Imunossuprimidos também recebem a dose extra desde que tenham passado 28 dias da D2. Já a população adulta acima de 18 anos deve receber a terceira dose (D3) assim que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitir uma nota técnica sobre o assunto. 

Vacinados com a farmacêutica Janssen, que é a vacina de dose única, ainda não estão sendo vacinados com dose adicional. A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que o governo federal ainda não disponibilizou lotes da vacina aos estados e que a dose de reforço só irá ser aplicada na população assim que as remessas forem repassadas aos municípios. 

A primeira dose (D1) continua sendo aplicada na população a partir dos 12 anos, com o imunizante da CoronaVac para quem tem mais de 18 anos e os menores de idade recebem a vacina da Pfizer. É necessário levar um documento de identidade com foto e comprovante de residência ou cartão do SUS para poder receber a primeira aplicação. Os adolescentes entre 12 e 15 anos precisam estar acompanhados de um responsável. 

Já a segunda dose antecipada da Pfizer ou da AstraZeneca está sendo aplicada nas pessoas que tomaram a D1 até o dia 25 de setembro. Para quem fez a primeira aplicação da CoronaVac, a data continua sendo a que está determinada no cartão de vacina.

Os horários de atendimento do Centro de Imunização Viégas são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 12 horas às 16h30, junto ao Centro Social Urbano, no bairro Viégas. Nas terças e quintas-feiras, o funcionamento é das 17 horas às 20 horas. 

Dados mais recentes do vacinômetro de Camaquã apontam que 82,4% da população vacinável do município já tomou ao menos a primeira dose, enquanto que 67,2% já completou o esquema vacinal com a segunda dose ou a dose única. Em números exatos, isso significa que a cidade tem 66.261 pessoas aptas a receberem a vacina e, destas, 51.681 foram vacinadas com a D1, 42.123 com a D2, 1.769 com a dose única e 4.831 já tomaram a dose de reforço. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

Ontem

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

2 dias atrás

RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias

Seis municípios gaúchos receberão as doses

2 dias atrás
Prevenção

Dia de conscientização contra a meningite: neurologista explica como se prevenir

Data representa a luta contra a doença no mundo

4 dias atrás
Dengue

RS registra mais seis mortes e se aproxima de 100 óbitos causados pela dengue

Essa já é a maior marca da última década

4 dias atrás
Fiocruz

Internações por gripe e vírus sincicial aumentam no Brasil

Casos de covid-19 têm tendência de queda

1 semana atrás