Saúde

Oito formas de melhorar a autoestima em 2022

Muitas pessoas enfrentam problemas com a autoestima e se sentem para baixo por seguir padrões exigidos pela sociedade e pelo mercado da beleza; especialista lista dicas de como melhorar a autoestima em 2022, em busca de bem estar
Publicado: 03/01/2022 às 09:08 | Atualizada: 05/01/2022 às 23:16
Redação BJ News

Todo mundo já ouviu falar de problemas de autoestima pelo menos uma vez na vida, mas você sabe o que realmente significa? Segundo a psicanálise, a palavra tem a ver com o desenvolvimento do ego, que pode gerar sentimento de superioridade e de inferioridade. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela Dove, 84% das mulheres brasileiras procuram filtros nas redes sociais para melhorar a aparência e se encaixar em um padrão de beleza.  

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A terapeuta tântrica e especialista em sexualidade, Talita Góis, explica que as pessoas não precisam seguir nenhum padrão de beleza. "Precisamos entender que todo mundo tem uma beleza própria e que o mercado da beleza pode ser cruel porque eles querem vender. Costumo dizer que o Tantra salvou minha vida, na época que descobri a terapia ela me ajudou a enfrentar uma depressão profunda, me reconectar comigo mesma e ainda virou minha fonte de renda”, conta.  

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Abaixo, ela lista formas de melhorar a autoestima e começar 2022 com o pé direito: 

1 - Faça Terapia: procurar qualquer tipo de terapia é essencial para se auto entender. Talita sugere a terapia tântrica. “Quando dizemos que o Tantra é terapêutico, dizemos que o seu próprio corpo ganha forças para se libertar daquilo que não é você, mas que por algum motivo você precisou se tornar. O Tantra é amor, é olhar para si com mais atenção, com mais compaixão“, explica a especialista.

2 - Busque o equilíbrio “Acho muito importante sempre ressaltar o quanto a prática do tantra vai muito além do que as pessoas realmente imaginam. A terapia tântrica busca o equilíbrio mental e psicológico e assim como muitas terapias, funciona para o relaxamento corporal e a libertação de acúmulos de tensões nos músculos”, diz. 

3 - Procure hobbies que te alive de certos traumas: “Os hobbies, também conhecidos como passa tempo, estimulam a concentração e o prazer auxiliando no autocuidado. O tantra, por exemplo, te leva a um caminho de incríveis e intensas descobertas.”, comenta a terapeuta. 

4 - Saiba lidar com as suas feridas internas: “Uma forma valiosa para esse processo é não julgar e sim aprender a olhar para suas feridas e dores com um novo olhar, para que assim, uma nova experiência seja criada. Comece a se amar mais, entender a vida de uma forma diferente e dá início a uma jornada única onde todos os paradigmas são quebrados e a libertação se torna palpável e real”, revela Talita. 

5 - Cuide mais de você mesmo: “Cuidar das pessoas ao nosso redor é de extrema importância, mas não se esqueça de cuidar de si mesmo, afinal o autoconhecimento pode te transformar por inteiro", conta. 

6 - Cuidado com as redes sociais: as redes sociais, muitas vezes, podem afetar diretamente a autoestima das pessoas, no momento em que todo mundo posta sempre uma vida perfeita, afinal, quem vai querer mostrar os problemas da vida? "Por isso, meu conselho é não se iludir e achar que os influenciadores tem uma vida perfeita ou um corpo perfeito. Todos temos problemas e todo corpo é bonito, temos que entender isso e focar em atividades que nos fazem bem", salienta Talita. 

7 - Pare de sentir culpa: uma das principais causas da autoestima baixa é o sentimento de culpa, seja por algo que já aconteceu ou que ainda está acontecendo. "É preciso se abraçar e se acolher e tentar eliminar esse sentimento de culpa e entender que somos seres humanos e podemos errar. É necessário enxergar o erro para conserta-lo", complementa a especialista. 

8 - Entenda o que funciona para você: "O que você gosta de fazer nas horas vagas? Ir para academia, ver um filme, sair com os amigos? Não importa o que você goste de fazer, mas é importante entender e aceitar que precisamos de hobbies para levar uma vida mais leve e aumentar a autoestima. O Tantra, por exemplo, pode proporcionar sensações inéditas e ajudar uma pessoa no processo de aceitação", finaliza Talita Góis, dona do Talita Góis Beauty Spa.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

Ontem

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

2 dias atrás

RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias

Seis municípios gaúchos receberão as doses

2 dias atrás
Prevenção

Dia de conscientização contra a meningite: neurologista explica como se prevenir

Data representa a luta contra a doença no mundo

4 dias atrás
Dengue

RS registra mais seis mortes e se aproxima de 100 óbitos causados pela dengue

Essa já é a maior marca da última década

4 dias atrás
Fiocruz

Internações por gripe e vírus sincicial aumentam no Brasil

Casos de covid-19 têm tendência de queda

1 semana atrás