Rural

Emater implementa ações para diversificação de culturas em Cristal

Cerca de 61 famílias do município foram atendidas pelo Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco (PNDACT)
Publicado: 27/01/2022 às 14:40 | Atualizada: 29/01/2022 às 22:16 | Ascom Emater-RS / Edição: Redação Blog do Juares
Redação BJ News

A predominância da monocultura do tabaco, realidade de muitos municípios da Centro-Sul, incluindo Cristal, é uma preocupante realidade, que merece atenção do poder público e dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERs). E para auxiliar na transformação deste cenário desafiador, uma vez que a efetiva diversificação à cultura do Tabaco demanda outras cadeias produtivas viáveis estruturadas, a Emater/RS-Ascar tem construído ações e políticas públicas nos municípios visando a segurança e soberania alimentar, agroindustrialização e a diversificação de cultivos. Dentre as políticas públicas que são executadas pela Emater/RS-Ascar na Região está o Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco (PNDACT), Chamada Pública da Anater, que tem contribuído na mudança desse contexto.   

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

A Emater/RS-Ascar de Cristal atendeu, pelo Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco, 61 famílias, as quais participaram da realização de diagnósticos individuais e comunitários, do planejamento e desenvolvimento de projetos técnicos, através visitas técnicas e atividades coletivas (dias de campo, cursos, oficinas e reuniões).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para atender aos interesses dos beneficiários, a principal estratégia adotada pela Emater/RS-Ascar foi a busca de por demais políticas públicas que pudessem fomentar atividades projetadas e/ou já desenvolvidas na propriedade, mas não vistas até então com viabilidade econômica, sempre com foco em qualificar a produção para autoconsumo (como garantia de segurança alimentar), complementação da renda da propriedade através de atividades consorciáveis com o Tabaco e a migração da cultura do tabaco para outras fontes de renda.

Dentre as principais políticas públicas e programas que contribuíram como suporte para o Programa de Diversificação, estão o Projeto Manejo Conservacionista em Campo Nativo por Meio de Pastoreio Rotativo em Estabelecimentos da Pecuária Familiar do RS, com recursos da Empresa CPFL Renováveis para implantação dos sistemas de pastoreio; Programa Municipal de Melhoramento Genético Bovino; Programa Fomento 5, com recursos do (Ministério do Desenvolvimento Social- MDS); Crédito Pronaf, importante fonte de recurso para viabilizar financeiramente projetos;  Programas de mercados institucionais, como PNAE e PAA, como importantes destinos para a produção; Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), com grande importância na viabilização de agroindústria.

A pandemia do coronavírus apresentou alguns obstáculos na realização das metas propostas, especialmente daquelas que dependiam de eventos coletivos e visitas, os quais foram superados com criatividade e lançando mão da tecnologia digital (grupos de WhatsApp, dentre outros).

Os principais resultados podem ser vistos em propriedades que migraram e/ou diversificaram do tabaco para produção de morango, agroindustrialização, pecuária de corte e leite, avicultura colonial, soja, horticultura, piscicultura, dentre outros. Além da produção de alimento para consumo voltando a exercer seu papel fundamental, a organização e embelezamento das propriedades, melhoria da autoestima e protagonismo jovem são também importantes resultados alcançados.

Como exemplo, podemos citar a propriedade da família Harthmann da Silva, que cultivava 100 mil pés de tabaco e migrou para o cultivo de morangos em sistema semi-hidropônico e agroindustrialização das frutas que são transformadas em doces e geleias. De acordo a agricultora Rosa Harthmann, essa transição precisou ser planejada e hoje o ganho econômico e de qualidade de vida obtido com a produção de morangos supera o resultado que o cultivo de tabaco trazia para a família.

Cabe ressaltar que essa transformação é uma caminhada lenta, mas promissora, e que os resultados estão sendo constantemente construídos, através do incansável trabalho de ATERs, poder público, produtores e comunidades, na estruturação de novas cadeias produtivas e melhoria da qualidade de vida. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

2 semanas atrás
Agro

Safra de grãos no RS deve ser 45,3% maior, aponta levantamento da Conab

Brasil deve produzir 294,1 milhões de toneladas

2 semanas atrás

Federarroz reforça compromisso de abastecimento interno mesmo com queda de produtividade

Entidade divulgou nota sobre os desafios da safra 2023/2024 e recomenda os produtores a ficarem atentos com as oportunidades de negócios

1 mês atrás
Agro

Amaral Ferrador recebe novo trator para o setor agrícola

Veículo foi recebido nessa quinta-feira (14)

1 mês atrás

Infestação de cigarrinha-do-milho explode no Brasil

Para evitar prejuízos bilionários, especialista da Rovensa Next Brasil recomenda controle da ponte verde, dessecação de plantas tigueras e uso de novos inseticidas biológicos aprovados pelo Ministério da Agricultura, entre outras ações

1 mês atrás
Agro

Conab estima produção de 40,18 milhões de toneladas de grãos no RS na safra 2023/24

Levantamento da estatal prevê um aumento de 45,7% em relação ao ciclo passado

1 mês atrás