Rural

RS tem 404 municípios em situação de emergência por conta da estiagem

Outras duas cidades já enviaram avisos para a Defesa Civil
Publicado: 11/02/2022 às 11:15 | Atualizada: 13/02/2022 às 19:45
Matheus Garcia

O Rio Grande do Sul soma 404 municípios com decreto de situação de emergência por conta da estiagem. Os dados foram atualizados pela Defesa Civil do Estado na quinta-feira (10). O Estado possui um total de 497 cidades. A seca deste ano está sendo considerada pelos órgãos competentes uma das piores dos últimos tempos, superando até mesmo a enfrentada em 2020. 

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Ainda há dois municípios que já avisaram a Defesa Civil que estão enfrentando problemas com a seca e que, possivelmente, venham solicitar o decreto. Na região Centro-sul, os municípios de Canguçu, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Herval, Morro Redondo, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São Jerônimo, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Ulha Negra estão na lista de situação de emergência

Enquanto isso, o governo federal já reconheceu o decreto de 326 cidades e homologou de 372 delas. Esse processo facilita para que as prefeituras solicitem recursos financeiros da União. A Defesa Civil Nacional é a responsável por analisar os pedidos e formalizar o repasse do dinheiro. Há mais de 70 solicitações gaúchas em análise por parte do órgão.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Ontem (10), o Ministério do Desenvolvimento Regional autorizou o repasse financeiros para os primeiros municípios gaúchos que solicitaram apoio ao governo federal por conta dos prejuízos causados pela estiagem. Erechim, Júlio de Castilhos e Jacutinga vão receber, no total, cerca de R$ 522,8 mil para auxiliar em ações para diminuir os efeitos da falta de chuva. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União, e os prefeitos têm até 180 dias para executar o recurso financeiro.

Ações de enfrentamento à estiagem estão sendo planejadas pelo governo do Estado, em parceria com órgãos responsáveis, como a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Defesa Civil do RS. Uma campanha de consumo consciente de água foi lançada nos últimos dias pela Corsan. A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) também já promoveu reunião com prefeitos, presidentes das associações regionais, Secretaria de Agricultura e Ministério da Agricultura, senadores, deputados e entidades representativas do agronegócio para debater a situação. 

O governador Eduardo Leite se reuniu na última terça-feira (8) com o Ministério da Agricultura em busca de apoio do governo federal para o enfrentamento do quadro da estiagem no RS. O Estado auxiliará o pagamento do combustível para o transporte de água aos municípios, como também estudará a criação de um auxílio emergencial, dentro das possibilidades do Estado, para as famílias mais necessitadas, que têm o sustento vindo do campo e foram diretamente afetadas pela estiagem.

Já foram investidos mais de R$ 200 milhões em ações para tentar amenizar os prejuízos, entre elas, a execução imediata de programas que financiam e apoiam a construção de microaçudes, a perfuração de poços e a instalação de conjuntos de cisternas e caixas d’águas. 

Leite destacou que uma das principais preocupações dos produtores rurais se refere aos financiamentos do crédito rural, já que, não tendo êxito com a safra, terão dificuldade de arcar com o pagamento desses custeios e investimentos. De acordo com a pasta da Agricultura, as tratativas com o Ministério da Economia estão sendo finalizadas e, nos próximos dias, as linhas de crédito emergenciais para auxiliar os pequenos produtores devem ser liberadas.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

Ontem
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

Ontem
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

2 semanas atrás
Agro

Safra de grãos no RS deve ser 45,3% maior, aponta levantamento da Conab

Brasil deve produzir 294,1 milhões de toneladas

2 semanas atrás

Federarroz reforça compromisso de abastecimento interno mesmo com queda de produtividade

Entidade divulgou nota sobre os desafios da safra 2023/2024 e recomenda os produtores a ficarem atentos com as oportunidades de negócios

1 mês atrás
Agro

Amaral Ferrador recebe novo trator para o setor agrícola

Veículo foi recebido nessa quinta-feira (14)

1 mês atrás