Tecnologia

Telegram obedece ordem do STF e evita punição no Brasil

De acordo com a Agência Brasil, o STF havia exigido o bloqueio de três contas por parte do Telegram
Publicado: 28/02/2022 às 11:15 | Atualizada: 02/03/2022 às 22:10
Redação BJ News

O ministro Alexandre de Moraes havia determinado, na última sexta-feira (25), que o aplicativo de mensagens Telegram bloqueasse três perfis acusados de disseminar desinformação e discurso de ódio por meio da plataforma, segundo havia sido investigado. Caso a ordem não fosse cumprida em 24 horas, o mensageiro deveria ser retirado do ar por 48 horas.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Moraes havia estipulado também multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da ordem. Os perfis, segundo a decisão, estão relacionados ao comunicador Allan dos Santos, que é alvo de um inquérito no Supremo sob a “suspeita de liderar esquema de financiamento de milícias digitais no Brasil”, diz texto publicado na página do tribunal.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

As ações contra o Telegram corriam na justiça desde janeiro deste ano, porém como o mensageiro não mantém uma sede no país, a ordem ficou em impasses de tramitação do processo até recentemente, quando a Folha revelou que a empresa possui um representante jurídico no Brasil, desde 2015, para tratar de seu registro de marcas e patentes.

Assim sendo, o Supremo informou que o aplicativo de mensagens cumpriu neste sábado (26) a ordem para bloquear os três perfis do serviço em 24 horas. Com isso, a plataforma evitou ser tirada do ar no Brasil.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tentou oficiar o Telegram para cooperação no combate à desinformação durante o processo eleitoral deste ano, mas as tentativas de correspondência não tiveram sucesso.

As autoridades temem que o Telegram seja palco para a desinformação no país por não buscar implementar meios de barrar a disseminação de informações sabidamente inverídicas. No aplicativo, por exemplo, é possível formar grupos com centenas de milhares de pessoas, que recebem mensagens simultaneamente. O principal concorrente, o WhatsApp, por exemplo, permite grupos de apenas 256 pessoas.

Com informações da Agência Brasil

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Pagamentos

Tokenização de pagamentos melhora experiência do usuário no e-commerce

A tecnologia melhora a experiência de pagamentos dos consumidores no digital também garante um ambiente mais seguro e livre de fraudes

Ontem

Inteligência artificial nas profissões: como unir ética e tecnologia

Adotar diretrizes para o uso de sistemas artificiais pode garantir a superação dos desafios que envolvem questões sociais

6 dias atrás

Além do ChatGPT: conheça 3 inteligências artificiais para otimizar o seu tempo

As IAs generativas já estão disponíveis em uma escala mais ampla, disponibilizando recursos que atendem às mais diversas necessidades

1 semana atrás
Eleição

Google proíbe anúncios políticos durante as eleições de 2024

Disputas municipais vão acontecer em outubro

2 semanas atrás

Como clonar WhatsApp à distância

2 semanas atrás

Tecnologias de Satélite: Um Salto Quântico na Automação Agrícola

2 semanas atrás