Polícia

Polícia Civil investiga caso de recém-nascida encontrada dentro de latrina no RS

Mãe da criança, uma adolescente de 17 anos, prestou depoimento nessa quinta-feira (31) e negou qualquer envolvimento no ato
Publicado: 01/04/2022 às 09:50 | Atualizada: 03/04/2022 às 23:09
Matheus Garcia

A Polícia Civil investiga o caso de uma bebê recém-nascida encontrado dentro de uma latrina na reserva indígena do Guarita, em Redentora, no Norte do Rio Grande do Sul, na última segunda-feira (28). A mãe da criança já foi identificada. Ela é uma adolescente de 17 anos e negou, em depoimento prestado nessa quinta (31), qualquer ato ilícito.

O caso é tratado como uma possível tentativa de infanticídio, que é a morte do filho provocada pela mãe por ocasião do parto ou durante o estado puerperal. O foco da investigação é descobrir se o ato foi cometida pela jovem ou por terceiros. O inquérito aberto pela polícia tem prazo de 30 dias para ser concluído. Outras testemunhas estão sendo ouvidas pelas autoridades. A polícia aguarda o resultado da perícia que foi realizada na criança e na mãe. 

A criança foi achada por um dentista que presta atendimento duas vezes por semana na reserva indígena. O profissional foi avisado por um morador do local sobre um recém-nascido que estaria em um sanitário improvisado que é de uso dos indígenas. Segundo o dentista, a bebê ainda estava com o cordão umbilical preso ao corpo e coberto pela placenta, sugerindo que o parto havia sido realizado recentemente. Além de fezes, a latrina estava coberta de areia. O próprio dentista foi quem limpou a criança e levou para atendimento médico.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A menina ainda está internada no Hospital Santo Antônio de Tenente Portela e deve ficar sob tutela de uma família substituta até o encerramento da investigação. Já a mãe também foi hospitalizada, mas já recebeu alta e está sendo acompanhada por um psicólogo. Esta é a primeira gravidez da jovem, que mora com uma amiga e havia contado sobre a gestação para poucas pessoas, conforme aponta a polícia. Ela não passou por nenhum acompanhamento pré-natal ou atendimento básico de saúde. 

De acordo com as testemunhas ouvidas até o momento, o parto teria acontecido no interior da latrina, enquanto a mulher utilizava o banheiro. A adolescente teria cogitado a hipótese de a criança ter nascido morta. 

Se ficar provado que a mãe foi a responsável pelo infanticídio, ela cumprirá medidas socioeducativas por ser menor de idade. Mas, se o ato tiver sido cometido por terceiros, haverá indiciamento e o inquérito será remetido ao Poder Judiciário. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Polícia Civil prende homem por descumprimento de Medida Protetiva em Amaral Ferrador

Prisão aconteceu em Coxilha Grande, na Zona Rural do município

2 dias atrás

Identificado homem que foi morto a tiros em Camaquã

Crime aconteceu na noite dessa quinta-feira (25), no bairro Parque Residencial do Arroio Duro

2 dias atrás
Crime

PC faz operação contra golpistas de organizações criminosas no RS

Ações aconteceram nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Canela, Novo Hamburgo e Porto Alegre

3 dias atrás
Operação Medellin

Depósito com grande quantidade de drogas é localizado em Canoas

Ação aconteceu no bairro Mathias Velho

3 dias atrás
Prisões

Grande operação da Polícia Civil prende sete pessoas no Norte do RS

Ação busca combater o tráfico de drogas na região

4 dias atrás

Agressor de golpes a facão é preso em Camaquã

Tentativa de homicídio ocorreu no bairro Bom Sucesso

4 dias atrás