Polícia

Homem é preso por submeter grupo de indígenas a trabalho análogo à escravidão no RS

Entre as vítimas havia mulheres e menores de idade, constatou a Brigada Militar
Publicado: 06/04/2022 às 16:45 | Atualizada: 08/04/2022 às 22:32
Matheus Garcia

Uma operação realizada pela Brigada Militar, na manhã desta quarta-feira (6), resultou na prisão de um homem de 47 anos e na libertação de um grupo de indígenas que era submetido a trabalho escravo na zona rural de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul. A ação contou com a participação de policiais do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), agentes do Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul e da Secretaria de Assistência Social do município.

O caso chegou ao conhecimento da Brigada Militar no último sábado (2), através de denúncia anônima pelo telefone 190. Conforme o relato, 15 pessoas eram obrigadas a trabalhar sob condições subumanas em uma fazenda situada na localidade de Lajeado Grande.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O denunciante afirmou para a polícia que estaria juntamente com mais treze pessoas, trabalhando no cultivo de alho, sendo submetidos a trabalho análogo à escravidão, sem condições mínimas de alojamento. Segundo a pessoa, o proprietário da fazenda não fornecia comida, deixava os trabalhadores expostos ao frio e obrigava eles a pagarem as próprias passagens, já que a maioria eram indígenas vindos de Erechim e do Paraná e o suspeito teria arcado com as despesas de deslocamento. Entre o grupo estariam uma mulher e o filho de 2 anos de idade. 

A Brigada Militar acionou o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Assistência Social para montar uma operação com o intuito de ir até a tal fazenda e constatar o crime. No local foram encontrados 12 homens (dentre eles dois menores de idade) e duas mulheres, além de uma criança. Os agentes também constataram que o alojamento, assim como toda a estrutura onde os trabalhores ficavam, era precária.

Conforme uma das vítimas, eles teriam vindo de suas respectivas cidades e desembarcado em Caxias do Sul. Na sequência, foram de táxi até a fazenda. O valor do transporte era para ser pago pelo suspeito, mas ao chegar ao local já foram informados que estavam em dívida pela passagem e teriam que pagar pela alimentação, que não era suficiente para todos. De acordo com a polícia, os trabalhadores recebiam R$ 5 por caixa de alho. 

O proprietário confirmou para as autoridades que havia arrendado as terras e contratado o grupo, assumindo a responsabilidade pelo local. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal em Caxias do Sul. O Ministério Público do Trabalho ficou responsável por providenciar o retorno das vítimas para casa, além de calcular os valores das indenizações trabalhistas que deverão ser pagas pelo acusado.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Decrab de Camaquã adquire equipamentos de atendimento pré-hospitalar de combate

Torniquetes e kits de APH foram entregues nesta sexta-feira (3)

2 dias atrás
Prisão

PC prende homem que furtou estabelecimento comercial em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu na tarde desta quinta-feira (2)

3 dias atrás

Homem que estuprou adolescente em Camaquã é preso em Pelotas

Crime aconteceu no dia 19 de fevereiro deste ano, no bairro Getúlio Vargas

3 dias atrás
Nova prisão

Após descumprir prisão domiciliar, homem é preso em São Lourenço do Sul

Ação da Polícia Civil aconteceu no começo da tarde desta terça-feira (30)

5 dias atrás
Prisão no interior de Camaquã

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Banhado do Colégio, em Camaquã

Prisão aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

5 dias atrás
Crimes ambientais

PC investiga crimes contra o meio ambiente na Região Metropolitana de Porto Alegre

Seis pessoas foram presas na operação que aconteceu na manhã desta terça-feira (30)

5 dias atrás