Rural

Pecuária familiar sustentável em Butiá: à luz da tradição com extensão rural e tecnologia

Butiá se destaca na região Centro-Sul ao incluir tecnologia na produção
Publicado: 20/04/2022 às 12:44 | Atualizada: 22/04/2022 às 21:47
Redação BJ News

A pecuária é uma atividade baseada na produção extensiva e vem se destacando como uma opção econômica para os produtores que têm esta tradição como vocação. Esse saber dos antepassados transmitido ao longo dos anos, trazia consigo uma série de padrões e formas de agir na atividade, os quais, muitas vezes, não colaboravam para o seu crescimento, consolidação e, tão pouco, garantiam a viabilidade necessária a esta modalidade.

Na região Centro-Sul, a atividade se mantém em todos os municípios e neste cenário Butiá se destaca, pois a pecuária se manteve à luz da tradição, mas evoluiu com a inclusão de tecnologia e as ações de assistência técnica e extensão rural e social (ATERS). Atualmente, são 113 famílias de pecuaristas assistidas pela Emater/RS–Ascar.

Através da extensão rural, foram incentivadas adoções de práticas com vistas a melhoria nos sistemas de produção, bem como de avanço nos padrões genéticos dos rebanhos. A participação ativa de algumas mulheres, seja através do artesanato em lã ovina com o grupo “Mãos que Tecem”, ou nas rotinas da atividade, assim como a inserção de alguns poucos jovens que ainda residem no campo e que assumiram a atividade dentro da unidade familiar, vieram dar um novo olhar para esta prática, quebrando alguns padrões antes impostos pela tradição e fazendo com que chegássemos a um maior desenvolvimento, viabilidade e visibilidade. “ Essa nova forma de enxergar a atividade permite o vislumbrar de um futuro para a pecuária familiar que adquire, desde então, além do valor afetivo e tradicional, um caráter de coexistência e relação direta com o bioma pampa”, ressalta a Extensionista da Emater em Butiá, Denise Lenzzi Marques.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Podemos citar como exemplo bem sucedido deste trabalho, o que vem acontecendo na propriedade de Olavo da Silva Leites, localizada na localidade do Capão Comprido. Neste caso, o uso de pastagens naturais, assim como o manejo dos animais em sistema de piqueteamento trouxeram resultados visíveis, o que despertou um olhar diferenciado deste produtor frente à atividade. Além disso, o ganho de peso dos animais e o melhoramento do rebanho como um todo vieram como resultado do manejo desenvolvido, trazendo retorno financeiro para a família, o que veio a comprovar que esse é o caminho para uma atividade realmente sustentável.

A adoção de novas tecnologias , aliada à vocação natural do produtor, é uma combinação perfeita, que transforma uma realidade, quebra algumas tradições, resignifica conceitos e, acima de tudo, qualifica a atividade do pecuarista familiar, público especial que compõe o nosso cenário rural.

Os extensionistas da Emater do município esperam que os pecuaristas familiares sigam na atividade para a qual têm vocação e percebam que, aliando o conhecimento tradicional às inovações tecnológicas, existem possibilidades para que esta atividade contribua não somente para a entrada de aportes financeiros nas pequenas propriedades, mas com reflexos diretos no desenvolvimento local. “É uma forma dos produtores honrarem os seus antepassados, consolidando cada vez mais essa categoria de público especial, respeitando om meio ambiente e perpetuando uma importante atividade que fez e faz a história do nosso povo do meio rural”, analisa Denise.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

1 semana atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

1 semana atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

3 semanas atrás
Agro

Safra de grãos no RS deve ser 45,3% maior, aponta levantamento da Conab

Brasil deve produzir 294,1 milhões de toneladas

3 semanas atrás

Federarroz reforça compromisso de abastecimento interno mesmo com queda de produtividade

Entidade divulgou nota sobre os desafios da safra 2023/2024 e recomenda os produtores a ficarem atentos com as oportunidades de negócios

1 mês atrás
Agro

Amaral Ferrador recebe novo trator para o setor agrícola

Veículo foi recebido nessa quinta-feira (14)

1 mês atrás