Economia

Câmara aprova projeto que garante mais transparência ao IPTU de Camaquã

Autor da proposta, Vítor Azambuja defende que o cidadão tenha acesso a maiores informações sobre a cobrança do imposto
Publicado: 10/05/2022 às 10:01 | Atualizada: 12/05/2022 às 23:40
Redação BJ News

O Projeto de Lei Legislativo nº 8/2022, que institui política de transparência na cobrança do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) no município de Camaquã, foi aprovado na noite dessa segunda-feira (9), em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Camaquã. A proposta de autoria do vereador Vítor Azambuja, líder da bancada do Progressistas, foi aprovada por unanimidade no Poder Legislativo.

O projeto visa garantir que o cidadão tenha acesso a determinadas informações sobre a cobrança do imposto, tais como: o valor total de arrecadação oriunda do tributo no bairro em que está localizado o imóvel, no exercício anterior ao da expedição do documento; o percentual da inadimplência de arrecadação do tributo no bairro em que está localizado o imóvel, no exercício anterior ao da expedição do documento; as variáveis envolvidas e a fórmula de cálculo utilizada para se obter o valor do tributo do imóvel; e as instruções gerais relativas a prazos, descontos, condições de pagamento e parcelamento, bem como o procedimento para revisão, reclamação, contestação ou impugnação do tributo lançado;

De acordo com Vítor Azambuja, o cidadão deve ter acesso a um maior conhecimento a respeito da arrecadação oriunda da cobrança de IPTU, da forma como o valor cobrado é apurado e das formas pelas quais o cidadão pode se defender em caso de discordância da cobrança do tributo. “A proposta visa tornar o cidadão um contribuinte ativo e participativo, que não apenas cumpra com sua obrigação tributária, mas também tenha o respaldo e as informações suficientes para cobrar um retorno do Poder Público”, explicou Vítor Azambuja.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O parlamentar também salienta que o projeto ainda garante ao Poder Público a condição de mostrar de forma transparente o que é arrecadado em cada bairro do município e demonstrar aos contribuintes os percentuais de tributos não arrecadados nos respectivos bairros, permitindo que os mesmos sejam agentes de estimulação do cumprimento obrigacional de pagamento dos tributos devidos. As informações previstas no projeto serão disponibilizadas em endereço eletrônico definido pela prefeitura de Camaquã, que será informado através de link na guia de arrecadação do IPTU.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Saiba como as taxas de juros impactam as finanças corporativas

As taxas de juros influenciam muito o custo de capital de uma empresa

4 dias atrás
Pagamento

Governo antecipa pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Sul

Beneficiários irão receber pagamento no dia 17 de maio

5 dias atrás

INSS começa a pagar 13º antecipado a quem recebe acima do mínimo

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24

5 dias atrás

Prorrogado o pagamento da cota única do IPTU 2024 até 29 de maio em Camaquã

Contribuintes que optaram pelo parcelamento em até 10 vezes sem juros seguem com as mesmas datas

1 semana atrás

Novo lote do programa Volta por Cima foi pago nessa segunda-feira (29)

Esse é o último lote dos recursos para famílias afetadas por eventos climáticos ocorridos entre 28 de outubro e 31 de dezembro de 2023

1 semana atrás
Pagamento do Bolsa Família

Bolsa Família: Caixa conclui pagamento da parcela de abril nesta terça

Beneficiários com NIS de final 0 recebem hoje

1 semana atrás