Geral

CEEE Equatorial registra cerca de 25 mil pontos ainda sem luz após a tempestade Yakecan

Em alguns locais, a companhia diz estar trabalhando na reposição de cabos de rede que foram furtados depois da queda de postes em razão dos fortes ventos
Publicado: 19/05/2022 às 10:20 | Atualizada: 21/05/2022 às 21:29
Matheus Garcia

Até a tarde desta quinta-feira (19), cerca de 25 mil consumidores ainda estão sem luz na área de concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial, após a passagem da tempestade subtropical Yakecan sobre o Rio Grande do Sul. Pela manhã, o múmero estava em 44 mil. 

Os municípios mais impactados no momento são Viamão e Alvorada, na Região Metropolitana; Pelotas, São José do Norte, Mostardas e Tavares, no Sul; e Imbé, Tramandaí, Osório, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Mampituba, Morrinhos do Sul, Capão da Canoa e Balneário Pinhal, no Litoral Norte - a região que registra os maiores prejuízos em questão de desabastecimento de eneregia elétrica: 8 mil pontos ainda sem luz.

Os efeitos do ciclone começaram a ser sentidos entre a noite de segunda (16) e a manhã de terça-feira (17). O fenômeno atingiu 67 dos 72 municípios atendidos pela CEEE Equatorial. Na Capital, houve a queda de 11 árvores sobre a fiação elétrica com as rajadas de vento que chegaram a 110 km/h. Já no Centro-Sul, a ventania oscilou entre 88 e 114 km/h, segundo o levantamento feito pela companhia.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, a CEEE Equatorial afirma estar em regime de prontidão, com aumento de 100% do efetivo regular para atender as demandas causadas pela tempestade. Os atendimentos estão sendo feitos pelo WhatsApp (51) 3382-5500, telefone 0800 721 2333, SMS 27307 (preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora), site e agências físicas. 

Nos primeiros impactos, a distribuidora notificou 182 mil clientes sem energia, chegando a um número máximo de 325 mil pontos desabastecidos às 22 horas da terça. Equipes trabalham desde o início do mau tempo para reparar os transtornos nos pontos atingidos. A CEEE Equatorial destaca que houve o restabelecimento do serviço em 300 mil locais até o momento e que os prazos para a solução das ocorrências dependem da complexidade de cada caso. Além de árvores, a empresa registrou ainda a queda de galhos e outros objetos sobre as redes de distribuição de energia elétrica, como telhas de casas, e também a derrubada de postes, causando interrupções e corte em cabos.

Nos distritos de Estreito e São Caetano, na área rural de São José do Norte, a companhia apontou para o furto de 2,3 km de cabos de energia,  causando desabastecimento para 3,7 mil clientes. Além da queda de dois postes, outras três estruturas foram derrubadas na ação.

Segundo a CEEE Equatorial, a reposição dos cabos implicará na substituição de 21 postes além das cinco estruturas danificadas. Cinco equipes de caminhões foram mobilizadas para reparos na rede. A previsão é que os trabalhos se encerrem nesta tarde.

Em todo o RS, pelo menos 226 mil clientes sem luz no início da noite da terça em virtude dos fortes ventos causados pelo Yakecan. Na área de concessão da RGE, o número chegou aos 44 mil.

*Matéria atualizada às 14h50 para atualização de informações

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Comunidade

Moradores de Camaquã reclamam que água da Corsan está com cheiro e gosto de óleo

Essa situação acontece nesta quarta-feira (1º), feriado de Dia do Trabalhador

Hoje
Datas comemorativas

1º de maio: entenda tudo sobre o Dia do Trabalhador

Data é celebrada anualmente em vários países

Hoje
Oportunidades de trabalho

Formatta RH está com 11 vagas de estágio para Camaquã

Inscreva-se, envie o currículo ou compareça na Formatta RH; acesse a matéria e saiba mais

Hoje
Temporais

Corsan emite boletim sobre situação de desabastecimento no RS

Boletim foi atualizado na manhã desta quarta-feira (1º)

Hoje
Métodos de pagamento

Sites de apostas e métodos de pagamento mais populares

Hoje
Loteria

Mega-sena acumula de novo e prêmio vai para R$ 28 milhões

Acesse a matéria e veja os números sorteados e quanto ganhou quem acertou a Quina e a Quadra

Hoje