Rural

Agricultura Urbana possibilita produção de alimentos de maneira sustentável

Projeto executado em Minas do Leão incentiva produção em hortas domésticas, escolares e comunitárias
Publicado: 20/05/2022 às 16:03 | Atualizada: 22/05/2022 às 21:05 | Ascom Emater
Redação BJ News

No município de Minas do Leão, cerca de 95% da população vive no meio urbano. Nesse contexto, aliado à disponibilidade de espaço ocioso em pátios das residências, a agricultura urbana tem enorme potencial de expansão e desenvolvimento. A Emater atua junto à população estimulando essa atividade uma vez que o agricultor urbano produz para o autoconsumo (o que contribui para a soberania e segurança alimentar) e pode vender o excedente gerando alguma renda o que repercute em ganhos e pode contribuir ainda para a pluriatividade no meio urbano ou rural.

A agricultura urbana já é respaldada por uma política nacional que tem como objetivos ampliar a segurança alimentar e nutricional das populações urbanas vulneráveis, propiciar a ocupação de espaços urbanos ociosos, gerar alternativa de renda e atividade ocupacional à população urbana e articular a produção de alimentos nas cidades com os programas institucionais de alimentação em escolas, creches, hospitais, asilos, restaurantes populares, estabelecimentos penais e outros.

No Rio Grande do Sul existe a lei nº15.222, de 28 de agosto de 2018, que institui a Política Estadual de Agricultura Urbana e Periurbana, incentivada pela Emater nos municípios e colocada em prática pela instituição em Minas do Leão.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A Agricultura Urbana, segundo o extensionista da Emater no em Minas do Leão, Edar Ferrari, possibilita a produção de alimentos de maneira orgânica e agroecológica e traz inúmeros benefícios para a sociedade. Dentre esses benefícios destacam-se o acesso a alimentos limpos e saudáveis, a redução de desperdício pelo aproveitamento dos resíduos dos alimentos para fabricação de composto que atua como fertilizante natural de maneira fácil e econômica, atividade terapêutica e ocupacional, contribuição para segurança alimentar e possibilidade de renda extra, através da comercialização do excedente de produção.

A sociedade cada vez mais valoriza o consumo de alimentos saudáveis, e a agricultura urbana possibilita acesso facilitado a esses alimentos, pela proximidade da produção com o mercado consumidor.

Ao mesmo tempo, não é necessário muito espaço para produção de plantas bioativas, condimentares e aromáticas e para isto podem ser utilizadas hortas suspensas e aproveitadas garrafas pet vazias, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Além do incentivo à produção em hortas domésticas, escolares e comunitárias, em Minas do Leão, o consumo direto dos agricultores também é fomentado pela Emater, que apoia a realização, todas as quintas-feiras pela manhã, da Feira Municipal de Hortifrutigranjeiros, na Praça Central Ari Luz. “Trata-se de uma feira que está se consolidando à medida que a população adquire o hábito de frequentar e adquirir os produtos ofertados”, ressalta Ferrari.

Para mais informações sobre como iniciar uma horta urbana ou como participar da Feira como expositor, procurar o Escritório Municipal da Emater de Minas do Leão, que está localizado na Av. Getúlio Vargas, 2066 ou pelo telefone (51) 99689-1034. Se você é de outro município, procure a Emater local.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

5 dias atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

5 dias atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

3 semanas atrás
Agro

Safra de grãos no RS deve ser 45,3% maior, aponta levantamento da Conab

Brasil deve produzir 294,1 milhões de toneladas

3 semanas atrás

Federarroz reforça compromisso de abastecimento interno mesmo com queda de produtividade

Entidade divulgou nota sobre os desafios da safra 2023/2024 e recomenda os produtores a ficarem atentos com as oportunidades de negócios

1 mês atrás
Agro

Amaral Ferrador recebe novo trator para o setor agrícola

Veículo foi recebido nessa quinta-feira (14)

1 mês atrás