Educação

Abertas inscrições para o Programa Bolsa Juventude Rural

O prazo para envio da documentação termina em 5 de julho de 2022
Publicado: 11/06/2022 às 10:24 | Atualizada: 13/06/2022 às 23:22
Redação BJ News

O Programa Bolsa Juventude Rural tem finalidade incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao ensino médio e de criar condições para a permanência do jovem no meio rural.

Estudantes do Ensino Médio, entre 15 e 29 anos, interessados em participar do programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) podem fazer a sua inscrição até dia 5 de julho. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Vão ser 712 bolsas no valor de R$ 200 mensais cada, por um período de 10 meses, a serem pagas a partir de agosto de 2022, independentemente da data de concessão/contratação. Deste total, 311 foram disponibilizadas por meio do orçamento de 2022, 311 por meio do orçamento de 2021 e 90 são do saldo residual de anos anteriores.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Das 712 bolsas oferecidas, serão disponibilizadas 282 para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 430 para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio. O prazo para envio da documentação termina em 5 de julho de 2022.

Para 2022, visando à qualificação do programa e o auxílio aos jovens, haverá a necessidade de envio, junto à documentação mínima exigida pela lei, de um pré-projeto, que deverá servir de base para a elaboração do Projeto Produtivo que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da bolsa.

O programa Bolsa Juventude Rural tem por finalidade incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao ensino médio e de criar condições para a permanência do jovem no meio rural. As bolsas são destinadas a estudantes regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais comunitárias que trabalhem com a Pedagogia da Alternância. Este método propicia a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivencia no seu cotidiano.

O edital na íntegra está disponível no site da Seapdr: https://www.agricultura.rs.gov.br/bolsa-juventude-rural.

A execução do programa, conforme a legislação, acontece por meio da parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) (Coordenação do Programa) e Escolas/Secretaria da Educação.

Os candidatos devem estar matriculados no segundo ou no terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado na Pedagogia de Alternância.

Os jovens podem receber auxílio de qualquer pessoa ou instituição para efetuarem a inscrição, por isso, é imprescindível que aqueles que desejam auxiliá-los leiam atentamente o Edital. Isso pode ser a diferença entre a habilitação ou inabilitação do jovem. Na última seleção de jovens em 2020, somente 32,6% dos inscritos foram habilitados, isto é, apenas 381 jovens de 1.169 inscritos foram habilitados.

Após lerem atentamente o Edital e assistirem ao vídeo explicativo, as dúvidas remanescentes podem ser enviadas ao e-mail bolsajuventuderural@gmail.com.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Aulas suspensas

Dom Feliciano suspende aulas nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino

Escolas Municipais de Educação Infantil continuam com funcionamento normal

Hoje
Vestibular

UFRGS divulga datas das provas do vestibular 2025

Cronograma completo com o período de inscrição ainda não foi informado

Ontem

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país

Ontem
Enem 2024

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (26)

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio

4 dias atrás
Greve

Professores de universidades e institutos federais iniciam greve nesta segunda (15)

Categoria quer reajuste de 22,71% em três parcelas de 7,06% por ano

2 semanas atrás

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante

2 semanas atrás