Polícia

Polícia do RS apura áudio com ofensas de cunho racista, machista e gordofóbico a suposta policial militar

Autor das mensagens já prestou depoimento e confirmou a autoria do conteúdo, mas afirmou que relato é fictício e foi descontextualizado
Publicado: 13/06/2022 às 08:50 | Atualizada: 15/06/2022 às 23:47
Matheus Garcia

Um áudio com xingamentos racistas, machistas e gordofóbicos, além de ameaça de morte, supostamente proferidos contra uma policial militar negra é alvo de investigação da Brigada Militar e da Polícia Civil em Porto Alegre. O conteúdo começou a circular nas redes sociais e grupos em aplicativos de troca de mensagens na última quarta-feira (8). 

Em cerca de dois minutos de áudio, o suspeito usa um tom agressivo para agredir verbalmente a policial e ainda fala palavrões. "Baita filha da p*** essa brigadiana. Ainda ela é gorda, né? Ela é gorda e ela é negra! Como é que me (sic) deixam uma negra virar brigadiana? Não dá, velho!", grita. 

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Combate à Intolerância (DPCI) da Capital pela delegada titular, Andréa Mattos. A agente disse que o suspeito foi ouvido na última quinta-feira (9) e confirmou a autoria do áudio. Porém, ele afirmou que estava relatando uma situação fictícia e que a história foi descontextualizada. A defesa informou que o homem se apresentou espontaneamente e está disponível para qualquer esclarecimento, mas que vem sofrendo ataques virtuais após o caso ganhar repercussão.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Segundo a polícia, a suposta abordagem teria ocorrido em uma blitz na Rua Luciana de Abreu, no bairro Moinhos de Vento. A data do fato não foi informada. O homem reclama que a oficial, com nome de guerra Santos, teria insinuado que ele estaria bêbado e isso o teria deixado indignado. "Quem que ela acha que ela é? Essa raça dela, essa raça desgraçada", falou. 

Ele teria sido subemtido ao teste do bafômetro, que apontou resultado negativo para a ingestão de álcool. O homem foi liberado na sequência, mas continuou atacando a policial militar, que ameaçou prendê-lo por desacato. "Tu acha que eu vou deixar uma negra me prender? Eu mato ela, mas não vou preso. Raça desgraçada. Nojo", disse.

O suspeito alegou para a polícia que o áudio foi divulgado por uma ex-namorada e que o material teria sido enviado a ela por um amigo com quem ele teria se desentendido. O investigado também afirmou que a blitz mencionada jamais teria acontecido e que há outros áudios que poderiam comprovar que a história foi destrocida, mas não os apresentou na delegacia porque teria trocado de celular recentemente. 

A ex-namorada foi intimada a depor e compareceu na DPCI na sexta (10). Ela negou que tenha compartilhado o conteúdo. A polícia apurou que a mulher tem medida protetiva contra o suspeito por violência doméstica. Nesta semana, amigos do investigado, que poderiam ter salvo os supostos áudios que o inocentariam, serão convocados a prestar depoimento. Até o momento, a delegada Andréa caracterizou apenas o crime de racismo. A gordofobia só será conceituada quando a policial militar for apresentada como vítima. 

O Comando-Geral da BM ouviu o suspeito por meio do Programa PM Vítima, mas não divulgou mais detalhes sobre a investigação nem sobre o acompanhamento da oficial citada no áudio. A corporação publicou uma nota oficial repudiando o ocorrido.

Leia na íntegra:

"Tendo em vista o teor dos áudios que circularam em grupos de redes sociais e na imprensa, com manifestações preconceituosas diversas e que, supostamente, teriam sido direcionadas a uma policial militar, o Comando-Geral da Brigada Militar vem por meio dessa nota prestar esclarecimento à sociedade.

Primeiramente, reiterar que a Brigada Militar repudia veementemente qualquer conteúdo de intolerância, mesmo que simbólica, tratando-se a intolerância racial como crime no Brasil e uma grave violação de Direitos Humanos.

Ademais, se esclarece que a Corregedoria-Geral da Brigada Militar, por meio do Programa PM Vítima, ouviu nesta data o autor dos áudios em questão e dedica atenção especial ao caso, dando continuidade aos esclarecimentos dos fatos que envolvam a Corporação, visando sua completa elucidação.

Por fim, a Brigada Militar reafirma seu compromisso de trabalho em defesa dos Direitos Humanos de todos, inclusive, os direitos de seus policiais militares."

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Polícia Civil prende homem por descumprimento de Medida Protetiva em Amaral Ferrador

Prisão aconteceu em Coxilha Grande, na Zona Rural do município

2 dias atrás

Identificado homem que foi morto a tiros em Camaquã

Crime aconteceu na noite dessa quinta-feira (25), no bairro Parque Residencial do Arroio Duro

2 dias atrás
Crime

PC faz operação contra golpistas de organizações criminosas no RS

Ações aconteceram nas cidades de Antônio Prado, Caxias do Sul, Canela, Novo Hamburgo e Porto Alegre

3 dias atrás
Operação Medellin

Depósito com grande quantidade de drogas é localizado em Canoas

Ação aconteceu no bairro Mathias Velho

3 dias atrás
Prisões

Grande operação da Polícia Civil prende sete pessoas no Norte do RS

Ação busca combater o tráfico de drogas na região

4 dias atrás

Agressor de golpes a facão é preso em Camaquã

Tentativa de homicídio ocorreu no bairro Bom Sucesso

4 dias atrás