Justiça

Juíza que proibiu aborto em menina de 11 anos vítima de estupro em SC terá conduta apurada pela Justiça

Caso ganhou repercussão nacional nessa segunda-feira (20)
Publicado: 21/06/2022 às 09:40 | Atualizada: 24/06/2022 às 08:15
Matheus Garcia

A juíza que impediu uma menina de 11 anos de realizar aborto após ser estuprada terá a conduta investigada pela Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O pedido de providências foi instaurado no final da tarde dessa segunda-feira (20), depois que o caso foi revelado em reportagem veiculada no Portal Catarinas e no The Intercept Brasil. A magistrada Joana Ribeiro Zimmer aparece em vídeo sugerindo que a gestação seja mantida por mais “uma ou duas semanas” para aumentar a sobrevida do feto, durante audiência no dia 9 de maio. 

O episódio ocorreu em Tijucas, na Grande Florianópolis. Segundo o que foi apurado nas reportagens, a vítima foi violentada no início do ano e está na 29ª semana de gestação. A gravidez foi descoberta na 22ª semana, após a criança ser atendida no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Capital catarinense. Os médicos teriam negado a realização do aborto, que é legalizado no país em casos de estupro

Em nota enviada ao g1 SC, a instituição afirmou "que o procedimento de aborto legal no HU depende desta autorização da justiça quando ultrapassa as 20 semanas e 00 dias". O hospital é um dos únicos a oferecer o procedimento de aborto legal no Estado. O texto ainda diz que "o HU buscou garantir a assistência em saúde e os direitos humanos à criança, ofertando assistência à saúde, e avaliação da equipe multidisciplinar em relação à melhor conduta para a situação" e que "o MP não baseou seu pedido no parecer da equipe especializada do HU-UFSC". 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Em sua decisão, a juíza afirma que o aborto só seria possível dentro do período determinado pela lei. "Logo, não se impediu o aborto da menina porque, passado o prazo legal e também o tamanho adequado do bebê, o que foi impedido por esse juízo foi o cumprimento de uma ordem que já não era mais de aborto e só não foi cumprida porque a menina estava institucionalizada (internada em um abrigo) pois, se estivesse com a mãe, teria sido realizado o procedimento sem a salvaguarda da vida do bebê", considerou a magistrada, segundo o g1 SC.

De acordo com o laudo médico, a gravidez é de alto risco. No entanto, a juíza considera manter a gestação para que o bebê possa sobreviver e seja adotado por outra família. Joana afirmou erroneamente na audiência que, se fosse realizado o aborto, o bebê nasceria e seria preciso esperar ele morrer.

A menina foi tirada do convívio familiar há pouco mais de um mês, após decisão da Vara da Infância para protegê-la do estuprador. A suspeita é de que ela tenha sido abusada dentro de casa. A criança foi enviada a um abrigo. Na autorização da medida protetiva, a juíza compara a proteção da saúde da menina à proteção do feto. “Situação que deve ser avaliada como forma não só de protegê-la, mas de proteger o bebê em gestação, se houver viabilidade de vida extrauterina”, escreveu.

O processo corre em segredo de Justiça para preservar a integridade moral da vítima, por ela ser menor de idade. A advogada da menina, Daniela Felix, em entrevista ao g1 SC, alegou que o fato de a criança estar internada em um abrigo impede a decisão judicial que permite a interrupção da gravidez. A defesa solicitou um recurso para que a menina volte para casa e aguarda a decisão.

Leia AQUI a nota publicada pelo TJ-SC.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Ex-policial é condenado a 28 anos de prisão por matar ex-mulher na frente do filho em Porto Alegre

Crime aconteceu no dia 11 de dezembro de 2018 no bairro Ipanema

Ontem

Homem é condenado a mais de 19 anos de prisão por matar idoso após desavença sobre serviço prestado em Eldorado do Sul

Crime aconteceu em julho de 2020 no bairro Progresso

Ontem
Decisão

STF conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

Decisão foi anunciada por Alexandre de Moraes nesta quarta-feira (24)

3 dias atrás

MPRS denuncia envolvidos em esquema de propina para compras de máquinas agrícolas em 51 municípios gaúchos

Fraudes aconteceram entre os anos de 2010 e 2015

5 dias atrás

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

"Extremistas preferem se subjugar a interesses externos", diz ministro

1 semana atrás

Justiça concede liminar determinando que CEEE Equatorial restabeleça fornecimento de energia elétrica em Pelotas

No caso de descumprimento da liminar, a Justiça fixou multa no valor de R$ 100 mil por dia

1 semana atrás