Educação

APAE Camaquã se torna centro de referência TEAcolhe

Programa tem o objetivo fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias
Publicado: 14/07/2022 às 13:11 | Atualizada: 16/07/2022 às 23:18 | Igor Garcia - Assessor de Imprensa APAE Camaquã
Redação BJ News

A Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Camaquã (APAE) se tornou centro de referência regional do Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEAcolhe).

O programa TEAcolhe foi lançado em abril de 2021 pelo governo do Estado e tem como objetivo organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias.

Representando a APAE Camaquã participaram da reunião, o presidente da instituição, Francisco Delamare, juntamente com a diretora da escola, Vera Jacobsen, a coordenadora clínica, Adriana Colombi, a terapeuta ocupacional, Michelle Suriz e a psicóloga Caroline Araújo, representantes da coordenadoria de saúde do Estado, Karina Vitória, Nátali Dolvitsch, Carla da Silva e Cristielle de Leon também participaram do encontro.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

No encontro foram traçados planos de implantação, método de trabalho e organizacional, além de alinhamentos entre a Secretária de Saúde e os profissionais da APAE Camaquã.

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta, como autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Asperger.

Há dois critérios para o diagnóstico do TEA: déficit na reciprocidade socioemocional (seja na comunicação não verbal ou na interação social) e presença de comportamentos restritos ou repetitivos.

A diferença entre os transtornos é o grau, dentro do espectro autista, uma vez que é possível que pessoas com TEA apresentem desde pequenas dificuldades de socialização até afastamento social, deficiência intelectual e dependência de cuidados ao longo da vida.

Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 54 crianças tem TEA. Essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente entre os estudos. Algumas pesquisas bem controladas têm, no entanto, relatado números que são significativamente mais elevados. A prevalência de TEA em muitos países de baixa e média renda é até agora desconhecida.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Estudo

Escolas do interior de Encruzilhada do Sul seguem sem previsão de retorno das aulas

Na cidade, colégios retomam atividades nesta segunda-feira (6)

3 dias atrás

Seguem suspensas as aulas nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Dom Feliciano

Já as escolas municipais de Educação Infantil permanecem com atendimento presencial

4 dias atrás
Aulas suspensas

Dom Feliciano suspende aulas nas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino

Escolas Municipais de Educação Infantil continuam com funcionamento normal

6 dias atrás
Vestibular

UFRGS divulga datas das provas do vestibular 2025

Cronograma completo com o período de inscrição ainda não foi informado

1 semana atrás

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país

1 semana atrás
Enem 2024

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta (26)

Resultados dos pedidos serão conhecidos em 13 de maio

1 semana atrás