Geral

Prefeitura de Arambaré assina contrato para elaboração de projetos para construção da nova ponte João Goulart

O prazo para a entrega do esboço é de até 14 semanas
Publicado: 09/08/2022 às 18:19 | Atualizada: 11/08/2022 às 23:52
Matheus Garcia

A Prefeitura de Arambaré assinou, nessa segunda-feira (8), o contrato para a elaboração dos projetos de engenharia para construção da nova ponte João Goulart. A travessia é o principal ponto de ligação do centro da cidade aos bairros Cibilslândia e Caramuru.

A empresa Engemost Soluções em Engenharia foi contratada por meio de licitação na modalidade de Tomada de Preços, em março deste ano. O prazo para a entrega do esboço é de até 14 semanas.

Após a aprovação, o governo municipal lançará uma nova licitação para contratar a empresa que executará a obra. O Executivo possui orçamento de R$ 4 milhões para a realização do serviço na travessia. O contrato entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal foi assinado no fim do ano passado. O valor foi liberado através da Lei 2.405/2021, dentro do Programa Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), Modalidade Apoio Financeiro – nos termos da Resolução 4589/2001, destinados à despesa de capital classificada como investimento, especificamente para a construção e manutenção de pontes. O projeto tramitou na Câmara de Vereadores e foi pauta de audiências públicas. 

A construção da nova ponte João Goulart era uma demanda antiga e bastante solicitada pela comunidade, já que a atual travessia oferece riscos de trafegabilidade aos pedestres e condutores por conta das péssimas condições de conservação. O trânsito no local chegou a ser liberado somente para veículos leves, com até duas toneladas. A decisão foi tomada pelo prefeito Jardel após orientação técnica e judicial. Em 17 de novembro do ano passado, engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realizaram vistoria na ponte e desaconselharam a reforma e qualquer investimento neste sentido. Contudo, vários serviços de revitalização ocorreram na estrutura, como a manutenção na travessia de pedestres. 

Inaugurada em 1962, durante o governo de Leonel Brizola, a ponte João Goulart é de responsabilidade do governo do Estado. A estrutura chegou a cair depois de um acidente envolvendo uma carreta, em 1992. Quando foi reinaugurada, em 1994, a parte metálica para sustentação da ponte não foi trocada. As pranchas de madeiras foram substituídas somente em 2013, através da gestão municipal da época.

 

Foto: Assinatura do contrato com a empresa responsável pela criação do projeto de construção da nova ponte João Goulart. Divulgação / Prefeitura de Arambaré

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Tragédia

Duas gaúchas morrem em grave acidente de trânsito no Chile

Mais de 40 pessoas ficaram feridas no incidente

Hoje
Loteria

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena acumula para R$ 6,5 milhões

Próximo sorteio será na terça-feira (30)

Hoje
Horóscopo do dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 28 de abril de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Hoje
Falta d'água

Após queda de luz, Corsan utiliza geradores para manter o abastecimento de água em Arambaré

Situação deve ser normalizada ainda neste sábado (27)

Ontem
Tarô semanal

Confira a previsão de tarô para 28 de abril a 4 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para áries, aquário e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Trânsito

Trânsito na BR-116 em São Leopoldo vai ter restrições, informa Dnit

Mudança vai acontecer a partir de segunda-feira (29)

Ontem