Rural

Medição da safra de trigo é tema de reunião na Expointer

Reunião ocorreu no Auditório da Ocergs
Publicado: 29/08/2022 às 14:34 | Atualizada: 31/08/2022 às 22:13
Redação BJ News

Maneiras para harmonizar os dados estatísticos de aferição da safra de trigo no Rio Grande do Sul foi o assunto principal a ser debatido na reunião da Câmara Setorial do Trigo, realizada nesta segunda (29/08), na Expointer, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Representantes das principais entidades que fornecem dados estatísticos sobre o agro – Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), IBGE e Emater/RS-Ascar – apresentaram suas metodologias para a medição de estimativa de safra.

O engenheiro agrônomo Marcio Renan Weber Schorr, da Conab, apresentou detalhes sobre uma nova metodologia que a Companhia deve iniciar este ano para a safra de trigo e que já realizou para a de soja. Os técnicos confeccionam “máscaras” de culturas de verão por sensoriamento remoto, a partir de imagens de satélites de várias safras para montar uma série histórica dos índices de vegetação nas lavouras de soja. “Sorteamos pontos amostrais, que são avaliados em campo, com identificação das lavouras amostradas, avaliação dos componentes do rendimento no campo e em laboratório” detalha Marcio. O resultado é um mapa do Rio Grande do Sul com as variações de rendimento da safra, por quilo por hectare.

De acordo com o superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Carlos Bestetti, essa metodologia é muito parecida com a utilizada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. “Nosso sucesso vai depender da ajuda e da parceria com as entidades, para aumentar o número de amostras. A participação do produtor é muito importante, e a maioria foi muito solícita no levantamento feito para a soja”, contou.

O gerente de Agricultura do IBGE, Alfredo Guedes, explicou que as nove pesquisas agropecuárias do Instituto utilizam métodos diferentes de coleta de dados, mas que as pesquisas municipais, de divulgação mensal, são subjetivas. “Os dados nos são passados por uma rede de informantes, composta por empresas de extensão rural, técnicos de pesquisa agropecuária, associação de produtores, cooperativas, assistência técnica, instituições fiscalizadoras de sanidade animal e vegetal, em reuniões municipais e regionais chamadas Reagro”, enumerou. Ainda conforme Guedes, há um acordo com a Conab para comparar esses dados antes da divulgação.

O extensionista Carlos Gabriel Nunes dos Santos contou que a metodologia da Emater/RS-Ascar é semelhante: a estimativa de safra é montada a partir de levantamento local do técnico no município, junto a conselhos de agricultura e prefeituras. “O cálculo estatístico é feito a partir de 10 anos de resultado de safra”, detalhou.

Os participantes da Câmara Setorial sugeriram buscar mais dados que possam basear as informações coletadas nos municípios, como as notas fiscais emitidas pela Secretaria da Fazenda. “Acho importante que a Câmara possa encaminhar uma solicitação de alerta à Famurs para que os municípios sejam mais colaborativos, para que aumente a acurácia do levantamento do IBGE”, aconselhou o chefe da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.

O coordenador da Câmara Setorial do Trigo, Tarcisio Minetto, encerrou a reunião dizendo que este é apenas o primeiro contato com as entidades que produzem os dados estatísticos, por uma demanda recorrente dos participantes da Câmara. “Vimos hoje que as entidades estão buscando convergência, para diminuir as discrepâncias de estimativas que existem, e podemos ajuda-los nisso”, concluiu.

Participaram representantes das seguintes entidades: Conab, IBGE, Fecoagro, Emater/RS-Ascar, Sistema Ocergs/Sescoop, Banrisul, Fetag, Sinditrigo, Associação de Cerealistas (Acergs), UFSC, Embrapa, moinhos e corretoras.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Prorrogação

Governo do RS prorroga parcelas de financiamentos do Feaper por 90 dias

Medida foi publicada no Diário Oifical do Estado nesta segunda-feira (13)

Ontem

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no RS

Para a Federarroz, o que já foi colhido tem condições plenas de abastecimento do mercado interno e não há necessidade de importação

6 dias atrás

Irga instala comitê de crise em Camaquã

Primeira reunião do comitê ocorreu na tarde de segunda-feira (6)

6 dias atrás

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

2 semanas atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

2 semanas atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

1 mês atrás