Rural

Olivicultura cresce, aponta dados do Cadastro Olivícola do RS

Publicação foi lançada hoje na Expointer
Publicado: 30/08/2022 às 14:51 | Atualizada: 01/09/2022 às 23:31
Redação BJ News

O Rio Grande do Sul é atualmente o maior produtor de azeite de oliva do Brasil. Segundo dados do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva), em 2022 foram produzidos 448,5 mil litros de azeite no Estado.

Para marcar esta posição, foi lançado nesta manhã (30/8) no estande do Governo do Estado no Pavilhão Internacional da Expointer, o segundo Cadastro Olivícola do Rio Grande do Sul, organizado pelos departamentos de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) e de Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural (DPADR) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e pela Emater, com o apoio do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). A coleta de dados foi realizada entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022. Os dados do primeiro cadastro são de 2017.

O secretário adjunto da Seapdr, Rodrigo Rizzo, destacou a importância desta cadeia para a agricultura gaúcha e que se reflete nos programas desenvolvidos pela Secretaria, como o Pró-Oliva. “Nós estamos fortalecendo a cada ano este setor e os dados revelados pelo Cadastro só refletem o acerto da nossa iniciativa”, destaca.

Para o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, “o aumento na produção de azeite, de quase 700% em relação ao primeiro cadastro, é para se comemorar muito”. Em 2017, foram fabricados 57.873 mil litros. Segundo ele, as políticas públicas desenvolvidas pela Seapdr, através do Pró-Oliva e da Câmara Setorial, com apoio da Emater, foi fundamental para este resultado.

O levantamento identificou 5.986 hectares com cultivo de oliveiras, um avanço de 72% em relação aos dados do Cadastro anterior, quando foram registrados 3.465 hectares. As mesorregiões Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense, seguidas da Metropolitana de Porto Alegre, são responsáveis por 80% da área.

O número de produtores também cresceu, totalizando 321, um crescimento de mais de 121% em relação a 2017, quando foram registrados 145 produtores. As mesorregiões (IBGE) do Estado que concentram maior número de produtores são a Sudeste Rio-Grandense, Metropolitana de Porto Alegre e Sudoeste Rio-Grandense, totalizando 74%. 

O número de municípios que abrigam olivais praticamente dobrou, passando de 56 para 110, em relação a 2017. Os municípios que se destacam na cultura são Encruzilhada do Sul, Canguçu, Pinheiro Machado, Bagé, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Viamão e São Gabriel.

As variedades de azeitona mais cultivadas no Estado são Arbequina, Koroneiki, Picual, Arbosana e Frantoio. De acordo com os resultados, destacam-se a variedade espanhola Arbequina e a grega Koreneiki, que estão presentes em 96 e 90%, respectivamente, nos olivais.

Produção de azeites

O Rio Grande do Sul tem se destacado na produção de azeite de oliva no país, ocupando atualmente o primeiro lugar em termos de volume, seguido pela produção na Serra da Mantiqueira, em território entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.

A produção acontece em 17 plantas extratoras, que envasam atualmente 70 marcas diferentes. De acordo com a pesquisadora do DDPA, Larissa Ambrosini, “a perspectiva para os próximos anos é de aumento de produção, pois, muitos olivais ainda não estão em fase produtiva”.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Prorrogação

Governo do RS prorroga parcelas de financiamentos do Feaper por 90 dias

Medida foi publicada no Diário Oifical do Estado nesta segunda-feira (13)

Ontem

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no RS

Para a Federarroz, o que já foi colhido tem condições plenas de abastecimento do mercado interno e não há necessidade de importação

6 dias atrás

Irga instala comitê de crise em Camaquã

Primeira reunião do comitê ocorreu na tarde de segunda-feira (6)

6 dias atrás

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

2 semanas atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

2 semanas atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

1 mês atrás