Rural

Expointer aborda inteligência artificial e avanços na fruticultura

Automação e inteligência artificial na fruticultura foram temas no RS Innovation Agro
Publicado: 31/08/2022 às 11:31 | Atualizada: 02/09/2022 às 23:19 | Secom
Redação BJ News

O segmento da fruticultura no Rio Grande do Sul passa por um processo de modernização e aprimoramento. Investir em ciência, pesquisa e inovação vem fazendo a diferença para a lavoura frutícola no Estado. Técnicas de automação e de inteligência artificial e o cultivo de frutas com diferencial de mercado estão promovendo importantes avanços no setor. O tema foi discutido nesta terça-feira (30), durante o RS Innovation Agro, na 45ª Expointer.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está utilizando inteligência artificial para desenvolver soluções que possam otimizar o segmento. A instituição projetou armadilhas inteligentes, que são equipamentos eletrônicos usados para monitorar a população de pragas que afetam o cultivo.

Pequenos computadores, embarcados em uma rede de armadilhas espalhadas na propriedade, captam imagens e identificam, automaticamente, qual a praga — e a quantidade de insetos — que está prejudicando o plantio. Os sensores comunicam-se por meio de uma rede sem fio. A máquina faz todo o processo que antes demandava muito trabalho humano e era mais sujeito a erros. O objetivo do projeto é melhorar a realidade produtiva no campo.

“Monitoramos a população de duas pragas em pomares, com redes neurais artificiais, para verificar se é preciso aplicar defensivos. É uma técnica precisa, com alto grau de acerto. Então, a gente vê a eficiência da inteligência artificial”, afirmou Paulo Ferreira Jr., professor pesquisador da UFPel.

Outro case interessante é o da marca coletiva Amecitrus, que foi criada para fortalecer a cadeia produtiva da citricultura no Vale do Caí. Com sabor bastante adocicado e agradável, a bergamota montenegrina tem excelente aceitação no mercado brasileiro. A marca Amecitrus foi pensada como alternativa de agregação de valor, consolidando a produção de frutas cítricas naquela região do Estado. A iniciativa visa ampliar a visibilidade do produto, a partir de ações de marketing, e abrir novos mercados.

“Em 2019, foi fundada a Associação da Citricultura do Vale do Rio Caí, que compreende 77 famílias produtoras e tem o propósito específico de fazer a gestão da marca coletiva, isto é, dizer quais são as regras de utilização e quem pode utilizar. A ideia é que a fruta seja cada vez mais reconhecida pelo seu padrão diferenciado”, afirmou o gestor de projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Junior Utzig.A programação do RS Innovation Agro segue até o encerramento da Expointer, no próximo domingo (4/9). Esta é a primeira vez que a feira conta com um espaço voltado exclusivamente para apresentar e discutir as inovações do agronegócio.

O RS Innovation é uma realização da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), com apoio estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Prorrogação

Governo do RS prorroga parcelas de financiamentos do Feaper por 90 dias

Medida foi publicada no Diário Oifical do Estado nesta segunda-feira (13)

Ontem

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no RS

Para a Federarroz, o que já foi colhido tem condições plenas de abastecimento do mercado interno e não há necessidade de importação

6 dias atrás

Irga instala comitê de crise em Camaquã

Primeira reunião do comitê ocorreu na tarde de segunda-feira (6)

6 dias atrás

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

2 semanas atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

2 semanas atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

1 mês atrás