Rural

Medalha Assis Brasil destaca o mérito de personalidades gaúchas na agricultura e na pecuária

Medalha Assis Brasil será entregue nessa sexta-feira (02) na Expointer
Publicado: 01/09/2022 às 13:31 | Atualizada: 03/09/2022 às 23:00
Redação BJ News

A Medalha Assis Brasil vai ser entregue nesta sexta-feira (2/9) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a três personalidades de destaque no agronegócio. A honraria é o maior reconhecimento do Estado do Rio Grande do Sul às personalidades que tenham se destacado por serviços de excepcional mérito na agricultura e na pecuária. Neste ano, ela será concedida à secretária estadual de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann; ao produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e ao presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Edemundo Gressler.

Edemundo Gressler é médico veterinário e produtor rural. Foi secretário de Saúde e vereador do município de São Sepé, onde nasceu. Desde 2019, é o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), entidade criada em 1942 e que representa os ovinocultores de todo o país. “É uma honraria você receber uma medalha tão significativa para o setor. Eu considero uma medalha para a ovinocultura, porque não se faz nada sozinho. Além da Arco, existem os associados, os criadores de ovelhas, que estão junto conosco no recebimento deste prêmio”, comemora Gressler. Segundo ele, hoje o Brasil tem um rebanho de 20 milhões de ovinos e um potencial de crescimento muito grande.

O produtor rural Fernando Rechsteiner é economista nascido no Rio de Janeiro. É presidente do Sindicato Rural de Pelotas, diretor da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e conselheiro do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). “Muito honrado com a homenagem, a maior do agro do Rio Grande do Sul”, afirma Fernando. Ele conta que quando recebeu a notícia passou um filme pela sua cabeça da história da sua família. “Eu sou a quinta geração trabalhando na nossa propriedade e eu me lembrei do início, quando o meu tataravô charqueador começou a enxergar o declínio do charque e foi à Itália buscar alternativas. Voltou de lá com a ideia do plantio de lavouras de arroz”, rememora. Além de arroz, a propriedade de Rechsteiner também produz soja e trabalha com pecuária de corte.

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, é natural de Lajeado, engenheira florestal, com pós-doutorado pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Foi diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roesslet (Fepam), diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado e professora. “O anúncio desta homenagem me trouxe uma surpresa e uma gratidão imensa pelo reconhecimento, porque nós temos trabalhado muito na desburocratização e na busca da efetiva conservação ambiental, além de modernizar esta pauta como um todo. Nós temos que entender que o setor agropecuário é muito importante e que o meio ambiente não está contra, nós precisamos caminhar juntos”, afirma Marjorie. Ela destaca que o recebimento desta medalha numa Expointer completamente diferente, que aliou inovação, modernidade e que trouxe as questões ambientais como pautas para o debate, como a agricultura de baixo carbono e a redução de emissões, é muito importante.

A medalha será entregue pelo governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, na sexta-feira, às 11h, na Tribuna de Honra, após a cerimônia de abertura da Expointer e do Desfile dos Campeões.

A medalha Assis Brasil foi criada por meio do decreto 22.555, de 25 de julho de 1973 (abaixo, na íntegra). O nome é uma homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, que teve destacada presença na política nacional no final do século 19, além de produtor rural com ações pioneiras, como o desenvolvimento de uma nova variedade de milho, a introdução da raça Jersey no Brasil e a criação de gado Devon puro. O lema de Assis Brasil, considerado o patrono da agricultura sul-riograndense, era “uma quadra, uma légua”.

Serviço

O que: entrega da Medalha Assis Brasil pelo governador Ranolfo Vieira Júnior

Data: sexta-feira (2/9)

Horário: 11h

Local: Tribuna de Honra, junto à Pista Central

 

DECRETO Nº 22.555, DE 25 DE JULHO DE 1973.Institui a Medalha Assis Brasil e dá outras providências.O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 66, item IV, da Constituição do Estado, e

Considerando que o Estado do Rio Grande do Sul se tem distinguido na Federação, como produtor agrícola por excelência e por sua qualificada atuação no campo da pecuária,Considerando que o homem rio-grandense empolgado pelas lidas da lavoura e da criação de rebanhos é merecedor do apoio, do estímulo e do respeito de seus coestaduanos;Considerando, enfim, que a memória de Assis Brasil, insigne mestre do ruralismo brasileiro, deve ser enaltecida como paradigma do amor à terra e do cultivo racional de suas riquezas vegetais e animais,DECRETA:Art. 1º - É criada a Medalha Assis Brasil, destinada a pessoas que se tenham distinguido por serviços de excepcional mérito no setor da agricultura e da pecuária.Art. 2º - Aplica-se à honraria criada pelo presente Decreto o disposto nos artigos 6º a 10 e 12 a 15 do <link,dec21669>Decreto nº 21.669, de 25 de março de 1972.Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 25 de julho de 1973.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Prorrogação

Governo do RS prorroga parcelas de financiamentos do Feaper por 90 dias

Medida foi publicada no Diário Oifical do Estado nesta segunda-feira (13)

Ontem

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no RS

Para a Federarroz, o que já foi colhido tem condições plenas de abastecimento do mercado interno e não há necessidade de importação

6 dias atrás

Irga instala comitê de crise em Camaquã

Primeira reunião do comitê ocorreu na tarde de segunda-feira (6)

6 dias atrás

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

2 semanas atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

2 semanas atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

1 mês atrás