Cultura

Comitiva da Rota das Etnias na Costa Doce faz visita técnica na Serra Gaúcha

Ideia inicial visa fomentar o turismo da região Costa Doce através de uma rota turística ligando Camaquã, Chuvisca, Arambaré, Cristal e Dom Feliciano, ressaltando a influência cultural dos povos pomeranos e poloneses que colonizaram a região
Publicado: 15/09/2022 às 11:39 | Atualizada: 17/09/2022 às 22:20
Matheus Garcia

Uma comitiva representando o projeto da Rota das Etnias esteve, nessa quarta-feira (14), em Nova Petrópolis, na Serra do Rio Grande do Sul, com o objetivo de trocar experiências sobre a Rota Romântica na região.

A ideia inicial da proposta visa fomentar o turismo da região Costa Doce através de uma rota turística ligando Camaquã, Chuvisca, Arambaré, Cristal e Dom Feliciano, ressaltando a influência cultural dos povos pomeranos e poloneses que colonizaram a região. O novo roteiro turístico pretende chamar a atenção de crianças, jovens e adultos que procuram por momentos de lazer com a família em ambientes mais tranquilos, longe dos grandes centros urbanos. Segundo os idealizadores, o principal objetivo para a criação da rota é atrair turistas de todo o Brasil e de outros países por meio de atrações culturais, natureza exuberante, praias e serra em um mesmo destino.

A viagem com visita técnica contou com a presença de Adejanir Vasconcelos e Flávio Corrêa representando Arambaré; Clayton Dworzecki por Camaquã; e Raquel Sivinski Tyska, Aline Rosiak e Elis Regina Szarblewski, de Dom Feliciano. A comitiva foi recebida pela diretora presidente da Rota Romântica, Terezinha Marina Kuhn Hass, e por Maria Cristina Boone, que explanaram o trabalho realizado nos últimos 25 anos na região da Serra Gaúcha.

O grupo também teve a oportunidade de apresentar o projeto da Rota das Etnias. O desenvolvimento e agilidade da rota foi elogiado pela equipe, no quesito organização, inovação de ideias, sintonia dos municípios e vontade de buscar conhecimento para explorar de forma correta o turismo na Costa Doce.

"O turismo traz novos desafios, mas também novas oportunidade. Todo local que investe em turismo tem sua história marcada pelo antes e depois, sem contar o crescimento e valorização dos produtos, serviços e o próprio nome das cidades", salientou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Dom Feliciano, por meio de nota na página oficial.

O próximo passo da organização será apresentar a proposta aos comércios, empresários e lideranças da Costa Doce, como já foi feito em Dom Feliciano e Arambaré. Na sequência, haverá a criação de uma associação para administrar e, por fim, colocar a rota em funcionamento.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

“Espetáculo Inclusão”

“Espetáculo Inclusão” foi realizado na última terça no Cine Teatro Coliseu, em Camaquã

Evento contou com os alunos do projeto “Música Para Todos”

2 semanas atrás
Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

3 semanas atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

3 semanas atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

4 semanas atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

1 mês atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

1 mês atrás