Tecnologia

Android ou iOS: qual o seu time?

Acesse a matéria e entenda melhor!
Publicado: 22/12/2022 às 08:44 | Atualizada: 24/12/2022 às 23:17
Redação BJ News

Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens dos dois principais sistemas operacionais para telefones celulares. Android, da Google, e iOS, da Apple, têm cada um o seu público cativo, que encontra motivos suficientes para preferir um ao outro. Mas existem alguns aspectos práticos que tornam esse ou aquele sistema mais adequado para determinados perfis de usuário. Contudo, no que se refere a aplicativos de uso geral, tanto o iOS quanto o Android atendem bem aos seus usuários e, desse modo, se você utiliza seu celular para diferentes tipos de atividades, terá sempre boas opções tanto na Play Store do Android quanto na App Store do iOS.

Um exemplo de serviço digital para acessar músicas e podcasts disponível para ambos os sistemas é o Spotify, que conta atualmente com mais de 430 milhões de usuários em todo o mundo. A quantidade de músicas à disposição também é gigantesca e ultrapassa os 82 milhões de itens, que são mais do que suficientes para os usuários criarem suas playlists personalizadas.

Outro exemplo é o aplicativo Headspace, que ajuda a melhorar a qualidade de vida dos usuários, promovendo exercícios de meditação e relaxamento, entre outros. Adeptos do Android e do iOS podem criar sessões de exercícios para a mente e acompanhar seu progresso à medida que avançam nos níveis de controle do estresse e da ansiedade.

Da mesma forma, os usuários dos dois sistemas têm à disposição uma variedade de aplicativos voltados para investimentos e outras atividades financeiras. Neles é possível, através de diversas plataformas online seguras e de fácil acesso, investir em ações e realizar a compra e a venda de outros ativos, tais como CFDs e Forex. Mas, então, onde é que começam as diferenças entre iOS e Android? Sem entrar em detalhes técnicos, podemos listar as principais.

Sistema fechado vs. código aberto

Talvez a principal diferença entre os sistemas seja que o iOS é fechado e só roda em produtos da Apple, como iPhone e iPad. O Android, por outro lado, possui código aberto e funciona em uma vasta linha de aparelhos de diversos fabricantes.Com mais opções de fabricantes de celulares rodando o Android, há uma maior concorrência no mercado, possibilitando uma redução dos preços. Existem aparelhos mais simples e acessíveis, mas também os chamados top de linha, atendendo a usuários de todas as faixas de renda.

A vantagem de só rodar em iPhones é que o iOS pode ser otimizado pelo seu fabricante para utilizar melhor todos os recursos do hardware do dispositivo. Além disso, o código fechado torna o iOS menos vulnerável a programas maliciosos, tais como vírus, que podem causar problemas no funcionamento dos aparelhos ou mesmo permitir o roubo de dados do usuário.

Foto: Pixabay

Personalização

Outra grande diferença entre os dois sistemas operacionais é a possibilidade de personalização. Por ter código aberto, o Android permite acesso às suas configurações internas. Com isso, cada fabricante pode criar interfaces diferenciadas para sua marca ou para determinados modelos.

Não só os fabricantes, mas também os usuários têm acesso a muitas opções de temas, cores, fontes, ícones e outras configurações para deixar o sistema com a aparência que mais lhes agrada. Isso é uma vantagem para quem gosta de ter um sistema com aspecto exclusivo e também para aqueles que gostam de mudar tudo com frequência por acharem monótono ter um sistema sempre com a mesma cara.

A Apple percebeu esse interesse dos usuários e, ao longo dos anos, vem incluindo novas opções de personalização. Na versão mais recente, a iOS 16, um dos destaques que chamou a atenção dos usuários foi a personalização da tela bloqueada, com escolha da imagem de fundo e de widgets.

Conclusão

Muitos usuários são defensores ferrenhos da sua plataforma favorita de telefonia móvel e, por isso, parecem fechar os olhos para os seus pontos negativos e considerar apenas os positivos. Isso faz lembrar algo que se diz popularmente: “futebol e religião não se discute”. Ao que parece, o mesmo vale agora também para os sistemas operacionais.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

RS receberá mil antenas de internet via satélite do empresário Elon Musk

Equipamentos da Starlink serão entregues no próximo fim de semana

1 semana atrás
Educação com tecnologia

Estudo aponta que inteligência artificial pode ser ferramenta na educação

Dados são de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

1 semana atrás
Pagamentos

Tokenização de pagamentos melhora experiência do usuário no e-commerce

A tecnologia melhora a experiência de pagamentos dos consumidores no digital também garante um ambiente mais seguro e livre de fraudes

1 semana atrás

Inteligência artificial nas profissões: como unir ética e tecnologia

Adotar diretrizes para o uso de sistemas artificiais pode garantir a superação dos desafios que envolvem questões sociais

2 semanas atrás

Além do ChatGPT: conheça 3 inteligências artificiais para otimizar o seu tempo

As IAs generativas já estão disponíveis em uma escala mais ampla, disponibilizando recursos que atendem às mais diversas necessidades

3 semanas atrás
Eleição

Google proíbe anúncios políticos durante as eleições de 2024

Disputas municipais vão acontecer em outubro

3 semanas atrás