Rural

Escritório da Emater de Chuvisca orienta agricultores sobre prática de conservação do solo

Confira na matéria!
Publicado: 02/03/2023 às 15:09 | Atualizada: 04/03/2023 às 23:52 | Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Redação BJ News

Desde a antiguidade o homem desmata indiscriminadamente a terra, a fim de cultivá-la para produzir seu próprio alimento, expondo, assim, o solo a ação das chuvas e dos ventos. O contínuo desgaste no solo resulta na perda da camada rica deste solo provocando prejuízos incalculáveis. Dados revelam que a natureza demora de 1400 a 7000 mil anos para formar uma camada de 20 cm de solo e a erosão a destrói em poucos anos.

A avaliação dos efeitos dos agentes erosivos dinâmicos sobre o solo é variável em função do tipo de solo, comprimento e grau do declive, cobertura e manejo do solo, intensidade e duração dos agentes erosivos (potencial erosivo das chuvas ou erosividade). Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar em Chuvisca, Floriano Peixoto de Freitas, o conhecimento deste potencial em cada localidade ou região e, principalmente sua distribuição ao longo do ano, são instrumentos valiosos para o planejamento conservacionista de uso do solo agrícola. “Podemos assim determinar quais regiões apresentam maior erosividade e para cada região quais os meses nos quais ocorrem as chuvas mais erosivas, desta forma é possível a recomendação de práticas de manejo de solo que resultem em menor risco potencial de perda de solo por erosão hídrica”, ressalta.

O escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Chuvisca está sempre a disposição do agricultor para, através das variadas práticas conservacionistas, obter uma correta e adequada manutenção e preservação do solo com o objetivo que este produtor alcance uma excelente rentabilidade na produção de suas lavouras e mantenha o solo o mais preservado possível afim, de que sempre possa usufruir para futuras colheitas com um elevado padrão de produção, tanto em qualidade como em produtividade.

Devido ao advento da agricultura moderna e o uso intensivo da mecanização desde o preparo do solo até a colheita o agravamento dos problemas de conservação do solo tem se intensificado muito, o que contradiz com o objetivo da preservação dos recursos naturais renováveis (solo, água, flora, fauna) na utilização de técnicas isoladas ou consorciadas no cultivo da terra.

A conservação do solo inclui o uso racional do solo em princípios conservacionistas usando o solo conforme seu potencial (sua aptidão de produzir) e suas necessidades de melhoria e proteção. Devendo esse ser o caminho da agricultura e da humanidade.

A erosão é um processo em que materiais terrosos e rochosos são desagregados, decompostos e removidos de alguma parte da superfície terrestre. Existem dois tipos de erosão, a geológica e a acelerada. A erosão geológica ou natural ocorre sob a condição natural, sem a interferência do homem. Processo menos intensivo de erosão. A erosão acelerada acontece sob as condições de interferência do homem. Processo mais intenso de erosão.

FATORES QUE INFLUENCIAM A EROSÃO

Dentre os agentes que contribuem para a erosão estão a água, o vento e a temperatura.

-As chuvas são um dos fatores climáticos mais importante na erosão do solo.

-Topografia do terreno: a declividade do terreno influência tanto na velocidade como no volume de água da enxurrada.

Cobertura Vegetal: a cobertura vegetal protege o solo da erosão por apresentar os seguintes benefícios:

-Proteção direta contra o impacto das gotas de chuva; dispersão da água; decomposição das raízes das plantas que formando canículos no solo aumentam a infiltração da água; aumento da capacidade de retenção da água no solo; diminuição da velocidade de escoamento da enxurrada e controle da erosão eólica.

NATUREZA DO SOLO

A composição física do solo exerce diferentes influências na erosão. Solos arenosos estão mais sujeitos a erosão, embora sejam permeáveis, mas normalmente estão muito soltos em sua estrutura, favorecendo o trabalho das águas. Já solos bem estruturados com maior volume de macro poros e permeabilidade rápida, facilita a penetração da água e sua retenção, reduzindo, assim, o escoamento superficial e, com isso, o processo erosivo.

PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS

Estas constituem um conjunto de operações realizadas com o objetivo de conservar o solo, principalmente através do controle da erosão. São elas:

-  Controle de queimadas; aproveitamento de resíduos culturais; cobertura morta;

-  Adubação orgânica; rotação de culturas; plantio direto; subsolagem;

-  Correção da acidez e fertilidade;

- Pastagens; reflorestamento; distribuição dos cultivos de acordo com a capacidade do solo; cultivos em faixas; cultivo em contorno; curvas de nível e muitas outras.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Prorrogação

Governo do RS prorroga parcelas de financiamentos do Feaper por 90 dias

Medida foi publicada no Diário Oifical do Estado nesta segunda-feira (13)

Ontem

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no RS

Para a Federarroz, o que já foi colhido tem condições plenas de abastecimento do mercado interno e não há necessidade de importação

6 dias atrás

Irga instala comitê de crise em Camaquã

Primeira reunião do comitê ocorreu na tarde de segunda-feira (6)

6 dias atrás

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

2 semanas atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

2 semanas atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

1 mês atrás