Política

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instala Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A Frente Parlamentar é instalada para intensificar ações de conscientização e elaborar leis para proteger a vida das mulheres
Publicado: 04/04/2023 às 08:57 | Atualizada: 06/04/2023 às 23:57
Redação BJ News

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou, na tarde desta segunda-feira (3), a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que será coordenada pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT). A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de conscientização junto aos homens e elaborar leis para proteger a vida das mulheres.

A solenidade contou com a presença de representantes dos poderes, entidades e movimentos sociais no Salão Júlio de Castilhos. A Frente Parlamentar foi criada em 2011 pelo ex-deputado Edegar Pretto (PT), que liderou os trabalhos até 2022. A recriação da Frente foi requerida por Adão Pretto e aprovada por parlamentares de diferentes partidos.

Adão Pretto chamou atenção para os números alarmantes da violência contra a mulher nos primeiros dois meses de 2023. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o estado já registrou 3.669 casos de lesão corporal, 389 estupros e 15 feminicídios. O coordenador da Frente avalia que o aumento da violência familiar e doméstica exige ações de prevenção e combate com respostas rápidas às vítimas, e destaca que a recriação da Frente une esforços nesse sentido.

"Me coloco à disposição e ao lado das mulheres, porque não podemos aceitar os altos índices de violência", disse o deputado. Ele ainda ressaltou que a cultura machista é uma prática transmitida de geração em geração, e para alterá-la, é preciso trabalhar com ações e diálogos com crianças e jovens, realizados através da educação. "Quero criar um grupo de trabalho para projetos de lei e campanhas de conscientização", adiantou.

A presença de autoridades no lançamento da Frente mostra a importância do tema do fim da violência contra as mulheres. Telia Negrão, coordenadora nacional da campanha Levante Feminista contra o Feminicídio e Lesbocídio, destacou que cerca de 1.500 mulheres perdem a vida todos os anos de forma violenta por serem mulheres. Para a ativista, não haverá como combater e enfrentar a violência se não chamar a consciência dos homens que a perpetram.

A defensora pública e dirigente do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, Liseane Hartmann, chamou atenção para a importância de envolver os homens no combate à violência contra as mulheres. Por vídeo, o ex-deputado Edegar Pretto, presidente da Conab, afirmou que foi um privilégio ter presidido a Frente Parlamentar e desejou sorte ao irmão, Adão Pretto, na condução dos trabalhos.

A solenidade de instalação também contou com a apresentação da cantora Rosângela Silveira e a presença de parlamentares, gestões municipais, membros da segurança pública, universidades, entre outros.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

2 semanas atrás
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

2 semanas atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

3 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

3 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

4 semanas atrás