Política

Câmara de Amaral Ferrador aprova moção de repúdio à campanha do Ministério da Saúde contra o tabaco

Vereador João Carlos Coelho Martins (PSDB) é autor da proposta e defende que a propaganda é um "ataque aos produtores de tabaco"
Publicado: 28/06/2023 às 14:39 | Atualizada: 30/06/2023 às 22:51
Matheus Garcia

A Câmara de Vereadores de Amaral Ferrador aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária da última segunda-feira (26), uma Moção de Repúdio a uma campanha do Ministério da Saúde que critica a produção de tabaco. O documento, que é direcionado à Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, estava em 2ª discussão e votação. O vereador João Carlos Coelho Martins (PSDB) é o autor da proposta. (Leia na íntegra no final da matéria)

A campanha "Plante comida, não plante tabaco. Precisamos de comida, não de tabaco", é o tema deste ano do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. A data é mantida desde 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um dos materiais de publiciade da campanha é um cartaz mostra uma criança com um prato de cinzas e filtros de cigarro em sua frente, e está no site oficial e redes sociais do Ministério da Saúde.

Um vídeo também foi veiculado no canal do Youtube do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha tem como objetivo incentivar os governos a acabar com os subsídios ao cultivo do tabaco e a usar recursos econômicos para programas de substituição de cultivos que melhorem a segurança alimentar e a nutrição. A proposta também visa aumentar a conscientização sobre as formas como a indústria tabagista exerce infuência negativa nas tentativas de substituir o cultivo do tabaco por culturas sustentáveis e  contribui para a crise alimentar global, na opinião do Inca. 

Assista ao vídeo:

Para Martins, a propaganda é um "ataque aos produtores de tabaco". O parlamentar justifica que a Moção de Repúdio leva em conta que uma das principais fontes de renda de Amaral Ferrador vem do cultivo da folha. "Esse ataque aos produtores de tabaco é descabido, pois graças aos pequenos agricultores é que muitas cidades se desenvolveram, de forma familiar, sem dúvida motivo de muito orgulho para todas as famílias que dependem dessa agricultura para sobreviver, na mesma medida para aqueles que direta ou indiretamente dela tiram proveito, por meio de fomento da economia local que proporciona notadamente em Municípios que possuem forte dependência dessa fonte de geração de renda, como o nosso Município de AMARAL FERRADOR, que se consolida cada vez mais como referência estadual e nacional na produção de Tabaco, proporcionando trabalho e renda para muitas pessoas", argumenta. 

A reportagem do Blog do Juares (BJ News) entrou em contato com a Secom do governo federal e com o Ministério da Saúde pedindo uma manifestação oficial sobre o caso, mas até a última edição desta matéria não havia recebido retorno. 

Leia a Moção de Repúdio na íntegra:

"MOÇÃO DE REPUDIO N° 001/2023

Pres Vereador que abaixo infra-assinado, no uso de suas atribuições que lhe é conferida por Lei, apresenta, após ouvido o Plenário Moção de Repúdio dirigida a SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO FEDERAL, a respeito da campanha do Governo Federal, paga pelos cofres públicos afirma que o tabaco destrói rendas de familias brasileiras, ocupa áreas de produção de alimentos e agride o planeta."

JUSTIFICATIVA

O video teve vinculação iniciada em 31/05/2023, e apresenta em um dos materiais de divulgação, uma criança contendo em sua frente um prato com cinzas e filtros de cigarro, e está presente no site oficial e redes sociais do Ministério da Saúde.Esse ataque aos produtores de tabaco é descabido, pois graças aos pequenos agricultores é que muitas cidades se desenvolveram, de forma familiar, sem dúvida motivo de muito orgulho para todas as familias que dependem dessa agricultura para sobreviver, na mesma medida para aqueles que direta ou indiretamente dela tiram proveito, por meio de fomento da economia local que proporciona notadamente em Municipios que possuem forte dependência dessa fonte de geração de renda, como o nosso Municipio de AMARAL FERRADOR, que se consolida cada vez mais como referência estadual e nacional na produção de Tabaco, proporcionando trabalho e renda para muitas pessoas.

Sala de Sessões da Câmara Municipal de Amaral Ferrador/RS, 26 de junho de 2023."

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

1 semana atrás
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

1 semana atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

3 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

3 semanas atrás