Cultura

Curta-metragem filmado em Arambaré é selecionado para o Festival de Cinema de Gramado

Obra é da cineasta Mari Moraga, nascida em Pelotas, mas criada em Camaquã. Narra o trabalho da artesã Rosane Blaskowski Tavares, que faz parte da sétima geração da família de Joaquim Gonçalves da Silva, militar brasileiro que serviu na Guerra dos Farrapos
Publicado: 07/07/2023 às 16:22 | Atualizada: 13/08/2023 às 11:11
Matheus Garcia

Um curta-metragem filmado em Santa Rita do Sul, em Arambaré, foi selecionado para a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O anúncio dos filmes que irão compor as mostras competitivas do evento ocorreu na última terça-feira (4).

“Fiar o Vento”, da cineasta Mari Moraga, narra a história de Rosane, que realiza trabalho artesanal com lã de ovelha na beira da Lagoa dos Patos -  mantendo um ritual de seus ancestrais. O curta tem seis minutos de duração e foi gravado em dezembro de 2021.

Rosane Blaskowski Tavares é professora aposentada e artesã. Ela faz parte da sétima geração da família de Joaquim Gonçalves da Silva, militar brasileiro que serviu na Guerra dos Farrapos, chegando ao posto de capitão.  

"Meu avô Dirceu era filho de Toquinho, que era filho de Domasia, filha de José, irmão de Bento Gonçalves da Silva'', disse Rosane ao Blog do Juares (BJ News).

Já Mari é nascida em Pelotas, mas criada em Camaquã. Tem 35 anos e é formada em audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente, está fazendo mestrado na Europa pelo DocNomads, que, inclusive, concorreu à vaga com o curta-metragem.

No total, foram mais de mil títulos inscritos nesta edição do festival para que as curadorias e comissões de seleção pudessem escolher seis longas-metragens brasileiros, cinco longas-metragens documentais, cinco longas-metragens gaúchos e 23 curtas-metragens gaúchos. Foram mais de 300 inscritos nesta categoria. (Veja a lista completa no final da matéria) 

Os filmes serão exibidos entre os dias 11 e 18 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais. Na noite do dia 19 de agosto, serão revelados os vencedores dos Kikitos. Rosane irá representar Mari na exibição do curta, já que a cineasta não conseguirá vir da Europa para o evento. Ao total, serão entregues 38 kikitos, além das tradicionais homenagens com os Troféus Eduardo Abelin para Lucy Barreto, Kikito de Cristal para a atriz Alice Braga, Cidade de Gramado para Ingrid Guimarães e o Oscarito, que será entregue às atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia.

Em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios Novas Façanhas e o Troféu Leonardo Machado. Outra novidade é o Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa. 

51º Festival de Cinema de Gramado - filmes selecionados:  Longas-metragens brasileiros:  Angela, de Hugo Prata  Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry  Mussum, o Filmis, de Silvio Guindane  O Barulho da Noite, de Eva Pereira  Tia Virgínia, de Fabio Meira  Uma Família Feliz, de José Eduardo Belmonte  Longas-metragens documentais:  Anhangabaú, de Lufe Bollini  Da Porta Pra Fora, de Thiago Foresti  Luis Fernando Verissimo – O Filme, de Luzimar Stricher  Memórias da Chuva, de Wolney Oliveira  Roberto Farias – Memórias de um Cineasta, de Marise Farias   Longas-metragens gaúchos:  Céu Aberto, de Elisa Pessoa  Hamlet, de Zeca Brito  O Acidente, de Bruno Carboni  Sobreviventes do Pampa, de Rogério Rodrigues Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre, de Boca Migotto Curtas-metragens gaúchos: Messi, de Henrique Lahude e Camila Acosta  Fitoterapia, de Eduardo Piotroski  Glênio, de Luiz Alberto Cassol  Tremendo Trovão, de Rubens Fabricio Anzolin  Fiar o Vento, de Mari Moraga  Os Féders Vão Dormir, de Eder Ramos  Flora, de Ana Moura  Colapso Terra em Chamas, de Lucas Tergolina e Matheus Melchionna  Concha de Água Doce, de Lau Azevedo e João Pires  Livra-me, de Felipe da Fonseca Peroni  Carcinização, de Denis Souza  O Tempo, de Ellen Correa Restaurante, de Leonardo da Rosa  Nau, de Renata de Lélis  Eu Tibano, de Diego Tafarel e Zé Corrêa Combustão Espontânea, de João Werlang e Pedro Bournoukian  Concorso Internazionale, de Bruno de Oliveira Sabão Líquido, de Fernanda Reis e Gabriel Faccini  Meu Nome é Leco, de Diana Mesquita e Marina Falkembach Aurora, de Bruna Ueno  Centenária da Minha Bisa, de Cristyelen Ambrozio Rasgão, de Victor Di Marco e Márcio Picoli   As Ondas, de Leandro Engelke e Richard Tavares

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

“Espetáculo Inclusão”

“Espetáculo Inclusão” foi realizado na última terça no Cine Teatro Coliseu, em Camaquã

Evento contou com os alunos do projeto “Música Para Todos”

2 semanas atrás
Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

3 semanas atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

3 semanas atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

3 semanas atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

1 mês atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

1 mês atrás