Obituário

Prefeitura de Camaquã decreta luto oficial de três dias após morte de empresário Valdemar Sperotto Ferrão

Seu Dema, como era chamado pelos mais íntimos, morreu na madrugada desta quarta-feira (2), aos 91 anos de idade
Publicado: 02/08/2023 às 15:04 | Atualizada: 04/08/2023 às 23:45
Matheus Garcia

A Prefeitura de Camaquã decretou luto oficial de três dias, na tarde desta quarta-feira (2), em razão do falecimento do empresário Valdemar Sperotto Ferrão, sócio-proprietário das Lojas Pompéia. Dema, como era chamado pelos mais íntimos, morreu nesta madrugada, aos 91 anos. A causa da morte não foi divulgada. 

Em nota, o Executivo camaquense destacou a colaboração do empresário para o progresso do município. "Seu Dema sempre foi um camaquense que abraçou a comunidade e se envolveu em diversas iniciativas que promoveram o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa gente. Fica o seu legado de uma história de orgulho e superação e a frase que ele mesmo dizia: 'Se eu pudesse escolher viver tudo de novo, escolheria viver minha própria vida'", diz parte do texto. (Leia na íntegra no final da matéria)

Nascido em 9 de dezembro de 1931, no 5º Distrito de Canguçu, Valdemar era o 10º filho de 12 irmãos. Aos 13 anos, foi trabalhar com um tio no comércio de Tapes, onde pegou o gosto pelo varejo. 

Valdemar inaugurou em Camaquã, no ano de 1953, ao lado do irmão Lins Sperotto Ferrão, já falecido, a loja “A Principal”, que deu origem à rede de Lojas Pompéia. Atualmente, é uma das maiores marcas de moda do Sul do país, com 90 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A empresa faz parte do Grupo Lins Ferrão, junto às lojas Gang, mantendo os centros administrativo e de distribuição em Camaquã.

Também foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic). A entidade publicou uma nota de pesar lamentando o falecimento. (Leia na íntegra no final da matéria)

Recentemente, Dema lançou a autobiografia “Boas Lembranças!”, contando as memórias de uma vida ao lado da família e amigos. O empresário teve forte atuação em associações e entidades de classe na comunidade. Cidadão camaquense reconhecido por seu envolvimento com a comunidade, Valdemar foi uma referência como pessoa e empresário, construindo uma história de orgulho e superação.

O velório de Dema acontece na Funerária Jardim até as 16h30 desta quarta-feira, e o sepultamento está marcado para as 17 horas no Cemitério São José, em Camaquã. O empresário deixa enlutados a esposa Maria Honorina, os sete filhos, Ana Patrícia, Ângela, Carlos Augusto, Luís Eduardo, Maria Júlia, Marco Antônio e Vitor Hugo, além dos genros, noras, netos, demais familiares e amigos.

Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Camaquã:

"O Município de Camaquã perde hoje um de seus cidadãos mais ilustres e reconhecidos pela comunidade. O Sr. Valdemar Sperotto Ferrão, carinhosamente conhecido por todos como "Tio Dema", foi um homem pioneiro e de uma paixão imensurável por essa terra.

Decretamos oficialmente, hoje, com muito pesar, três dias de luto pela morte do Sr. Valdemar Sperotto Ferrão.

Empresário fundador das Lojas Pompéia juntamente com o irmão Lins Ferrão, construiu mais do que um grande empreendimento de sucesso, construiu uma história que estará para sempre na memória dos camaquenses e de todos os gaúchos.

Nascido em 9 de dezembro de 1931, no 5º Distrito de Canguçu, na região Sul do estado, Sr. Valdemar era o 10º filho de 12 irmãos. Aos 13 anos, foi trabalhar com um tio no comércio de Tapes, onde pegou o gosto e paixão pelo varejo. Anos depois, foi convidado pelo irmão Lins Ferrão, para fundar um comércio, dando início a história da Lojas Pompéia. Segundo o empresário, esse seria o grande casamento comercial que fez na vida.

Seu Dema sempre foi um camaquense que abraçou a comunidade e se envolveu em diversas iniciativas que promoveram o desenvolvimento da nossa cidade e da nossa gente.

Fica o seu legado de uma história de orgulho e superação e a frase que ele mesmo dizia: “Se eu pudesse escolher viver tudo de novo, escolheria viver minha própria vida”."

Leia na íntegra a nota da Acic:

"Nota de Falecimento:

Com pesar, comunicamos o falecimento do empresário Valdemar Sperotto Ferrão, conhecido como "Seu Dema", aos 91 anos de idade.

Além de ser sócio-proprietário do Grupo Lins Ferrão, detentora das marcas Pompéia e Gang, Seu Dema foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Camaquã.

Sua trajetória na entidade foi marcada por um compromisso inabalável com o desenvolvimento econômico da cidade, atuando ativamente em diversas diretorias.

Seu Dema contribuiu significativamente para o crescimento e fortalecimento do comércio e da indústria local.

Seu legado vai além do mundo empresarial, destacando-se por sua generosidade e empenho nas ações sociais, sempre buscando ajudar os mais necessitados e promover o bem-estar da comunidade.

Nossos sinceros sentimentos à família enlutada.

Que a memória e os valores deixados por Seu Dema permaneçam inspirando a todos nós.

Descanse em paz!"

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Luto no jornalismo esportivo

Morre aos 89 anos Silvio Luiz, um dos maiores narradores esportivos do Brasil

Silvio estava internado no Hospital Oswaldo Cruz desde o dia 8 de maio

Hoje
Luto

Um dos maiores jornalistas esportivos, Antero Greco, morre aos 69 anos

Informação foi confirmada pela ESPN na manhã desta quinta-feira (16)

Hoje
Luto

OBITUÁRIO: Nota de Falecimento de Gelvison Pacheco Lima, de 47 anos

Funerária Bom Pastor divulga convite para sepultamento

Ontem
Luto

OBITUÁRIO: Nota de Falecimento de Maria Pogorzelski, de 71 anos

Funerária Bom Pastor divulga convite para sepultamento

3 dias atrás
Luto

Ícone do cinema e teatro, Paulo César Pereio morre aos 83 anos

Ator, que nasceu na cidade de Alegrete, participou de mais de 60 filmes

3 dias atrás
Luto

OBITUÁRIO: Nota de Falecimento de Braulo Nunes, de 92 anos

Funerária Camaquense divulga convite para atos fúnebres

5 dias atrás