Política

Ordem do dia da Câmara de Camaquã discutirá cinco matérias nesta segunda-feira

Proposta de alteração na lei que trata do adicional por tempo de serviço e estabelece outras disposições volta à 1ª discussão no plenário após decisão judicial
Publicado: 18/09/2023 às 09:06 | Atualizada: 20/09/2023 às 23:24
Matheus Garcia

A Câmara de Vereadores de Camaquã discutirá cinco projetos que estão na ordem do dia da sessão ordinária desta segunda-feira (18). O debate acontece a partir das 19 horas e tem transmissão simultânea pelo canal no YouTube da TV Câmara Camaquã. 

O Poder Executivo apresentou o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 3/2023, que propõe alterações no artigo 92 da Lei Complementar Municipal nº 390/2002. Essa lei trata do adicional por tempo de serviço e estabelece outras disposições. A proposta foi encaminhada ao Plenário para primeira discussão após decisão judicial.

O município está tentando implementar um projeto integrado às ações relacionadas à reforma da previdência. A proposta terá impacto nos gastos com pessoal e nos valores das aposentadorias. No entanto, foi estabelecida uma regra de transição para os servidores que, na data em que a lei entrar em vigor, tiverem pelo menos 7 anos e 6 meses completos de serviço público no município. Esses servidores terão direito à incorporação de 15% quando completarem 15 anos de serviço - o mesmo não valendo para o adicional de 10% ao completar 25 anos de serviço público.

A Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo emitiu parecer contrário ao Projeto de Lei (PL) nº 31/2023. Essa proposta, de autoria do Executivo Municipal, busca autorizar a doação de uma área pública para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Camaquã. Em sua primeira discussão, o PL nº 31/2023, apresentado pela prefeitura, propõe a doação de uma área pública para a OAB - Subseção Camaquã

O parecer contrário será avaliado pelos vereadores durante a discussão e votação do projeto. A comissão é composta pelos vereadores Claiton Silva (PDT) como presidente, Vitor Azambuja (Progressistas) como vice e Vaterson Bônus (Republicanos) como 1º secretário.

Já a Comissão de Constituição e Justiça emitiu parecer desfavorável ao Substitutivo 2/2023 do Projeto de Lei Legislativo (PLL) nº 3/2023. A proposta busca estabelecer a obrigatoriedade da inclusão do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista em vagas de estacionamento preferenciais para pessoas com deficiência.

A comissão é presidida pelo vereador Vinícios Araújo (MDB), tendo como vice o vereador Luciano Cabeça (PSDB) e o vereador Ronaldinho Renocar (Progressistas) como 1º secretário. O parecer também será analisado durante a discussão e votação do projeto pelos parlamentares.

O Poder Executivo apresentou ainda o PL nº 36/2023, que visa a alteração do artigo 23 da Lei nº 2.570, datada de 11 de agosto de 2022. No artigo, passa a constar o prazo de 2 anos para a regularização das edificações em razão do período pós-pandemia. "A prorrogação ora proposta traz inúmeros benefícios para o município, que busca não somente legalizar as edificações simplesmente com a cobrança de multa, mas regularizá-las", justifica o governo municipal. A proposta está em primeira discussão. 

Também há 14 pedidos de providências na pauta da sessão ordinária desta segunda-feira. A maioria trata sobre recolhimento de entulhos e patrulhamento de estradas. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

2 semanas atrás
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

2 semanas atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

3 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

4 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

4 semanas atrás