Cultura

Comédia teatral "Entrelaços" realiza apresentação gratuita no dia 2 de outubro em Camaquã

Espetáculo contemplado pelo FAC RS realiza Projeto de Circulação por seis municípios gaúchos
Publicado: 23/09/2023 às 12:52 | Atualizada: 25/09/2023 às 23:54
Redação BJ News

Um espetáculo para levar a mãe, as tias, a avó e as amigas delas. Essa é a proposta da comédia teatral “Entrelaços”, do Grupo Margaridas em Cena, que retrata a divertida e emocionante vida de Ilse e Leofrida, duas mulheres na terceira idade, amigas de longa data e vizinhas de porta no Condomínio Jardim do Éden. Entremeio a rotina diária de visitas, conversas, fofocas, desentendimentos, aulas de dança, passeios, doces e chimarrão, nos mostram uma linda e inspiradora relação de amizade, cumplicidade e zelo entre si, sem nunca perderem suas individualidades, nos fazendo rir das situações mais comuns e às vezes inusitadas da vida.

A peça nasceu do desejo do grupo Margaridas em Cena, de Dois Irmãos, de falar sobre a solitude, que é o lado bom da solidão, e, sobretudo, acerca dos laços de amizade que estabelecemos ao longo da vida, trazendo esses assuntos de forma bem humorada e sensível, a ponto de exercer um poder de cura, de afeto e de amor consigo mesmo e com o próximo.

“Por meio desse espetáculo, queremos que o público se divirta, se emocione e se identifique com as personagens, pois trouxemos recortes que se entrelaçam com o que todos já vivenciamos em nossas vidas”, comenta Juliano Rangel, diretor da peça e co-autor do texto junto das atrizes Raquel e Thaís Backes, primas na vida real que se uniram, inspiradas nas histórias de suas mães e avós, para criar estas personagens. Segundo Raquel, há muito tempo havia esse desejo de trazer ao palco suas duas criações artísticas anteriores para contracenarem juntas. “Tanto a Ilse quanto a Leofrida já existiam de forma independente, mas queríamos unir esses dois mundos”, ressalta.

De acordo com Thaís, a peça possibilita um olhar moderno sobre como deve ser encarada a vida na terceira idade. “Queremos mostrar que sempre é tempo de colecionar boas memórias. Que o nosso tempo é valioso e deve ser vivido intensamente, sem medos e valorizando cada momento”, destaca.

Para falar sobre esses temas, o grupo optou por trazer aos holofotes mulheres contemporâneas, independentes, felizes e empoderadas, mostrando que a pessoa que consegue ser uma ótima companhia para si mesma é também uma excelente companhia para os demais. Além disso, ao trazer para o centro da dramaturgia duas personagens idosas, em plena atividade física e mental, que são adeptas das inovações tecnológicas e estão sempre antenadas com o desenvolvimento do mundo, possibilita-se um olhar moderno sobre como pode ser encarada a nova vida na terceira idade.

Ainda dentro do aspecto temático desta fase da vida, há uma sutil reflexão sobre a finitude, que se faz ainda mais coerente com a realidade que vivenciamos nos últimos anos. “Com a peça, queremos proporcionar ao público um momento de identificação, de diversão e de reflexão sobre tudo que está em cena”, conclui Juliano.

Ao final de cada apresentação, o público é convidado a participar de um bate-papo com o grupo sobre os temas da peça, suas inspirações criativas e a compartilharem suas próprias experiências e histórias com o elenco.

Produzida pelo grupo teatral Margaridas em Cena em parceria com o Estúdio Fülber e o Estúdio Ver, o projeto inicia sua circulação em outubro, passando por seis municípios do RS, sempre de forma gratuita e com intérprete de Libras em todos os locais.

A apresentação em Camaquã ocorre na segunda-feira (2), às 14 horas, no Teatro do Sesc Camaquã de forma gratuita, com o apoio do Sesc Camaquã e através de recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Quem quiser entrar em contato com a equipe para reservar espaço para grupos de terceira idade ou turmas escolares pode fazer isso pelo e-mail juliano.rocharangel@gmail.com ou pelo Whats (51) 9 9281 5575.

APRESENTAÇÃO

Local: Teatro do Sesc Camaquã

Endereço: Rua Marcírio Dias Longarai, nº 01 - Centro - Camaquã/RS

Data: 02 de Outubro de 2023

Horário: 14h

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Raquel Backes, Thaís Backes e Juliano Rangel

Direção: Juliano Rangel

Elenco: Raquel Backes e Thaís Backes

Direção de Arte: Vergílio Lopes

Trilha Musical Original: Maurício Fülber

Produção: Maurício Fülber, Juliano Rangel e Anderson Freitag

Apoio Local: Sesc Camaquã

Financiamento: PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

“Espetáculo Inclusão”

“Espetáculo Inclusão” foi realizado na última terça no Cine Teatro Coliseu, em Camaquã

Evento contou com os alunos do projeto “Música Para Todos”

1 semana atrás
Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

2 semanas atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

3 semanas atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

3 semanas atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

1 mês atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

1 mês atrás