Educação

Encontro entre Coordenadoria Estadual, comunidade e autoridades debate sobre municipalização da EEEF Manoel da Silva Pacheco em Camaquã

Reunião aconteceu na noite dessa terça (17) nas dependências do educandário
Publicado: 18/10/2023 às 10:38 | Atualizada: 20/10/2023 às 23:06
Pedro Bugs

Uma reunião sobre a possível municipalização da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Manoel da Silva Pacheco ocorreu na noite dessa terça-feira (17), no pátio do educandário, no bairro Olaria, em Camaquã. Ação teve participação de representantes da 12ª Coordenadoria Regional de Educação, comunidade escolar e de autoridades do legislativo do município.

A equipe de reportagem do Blog do Juares (BJ News) acompanhou a reunião que contou com grande participação da comunidade. Foi formado uma mesa composta por representantes das diferentes esferas para apresentar os argumentos prós e contras o ato de municipalizar a escola.

A Coordenadora de 12ª CRE, Claudete Silva de Oliveira, representou o estado, e explicou que a ação vem acontecendo em várias cidades, e que passar as escolas de ensino fundamental para os executivos municipais é uma política do governo de Eduardo Leite (PSDB). Ela ainda salientou que a decisão final carece de um entendimento dos três entes: Estado, Governo Municipal e comunidade.

Representando os pais de alunos, Edson e Ana Jandira apresentaram o parecer da comunidade sobre a proposta estadual. Em uma decisão unânime, a população se mostrou contrária a política governamental. De acordo com Ana, o funcionamento da escola é eficiente e a estrutura é adequada para garantir o aprendizado dos alunos e que a máxima de não mexer no que está dando certo deve prevalecer.

Foi criado um abaixo-assinado online que já conta com quase 1500 assinaturas contra a municipalização. Ele pode ser acessado clicando AQUI

No evento, estiveram presentes o Deputado Estadual Zé Nunes (PT) e os representantes do legislativo de Camaquã, Vitor Azambuja (PP), Vaterson Bônus (Republicanos), Ronaldinho Renocar (PP), Claiton Silva (PDT), Marivone Ramos (PT) e Mano Martins (União Brasil).

Em fala, Vitor Azambuja disse que a vontade da comunidade deve ser respeitada e pediu que a decisão do executivo seja de não municipalizar a escola.

O pai de aluna e representante do executivo, Alex Patroman falou que a decisão não está tomada, e que a vontade da comunidade vai ser levada em conta.

De forma exclusiva, a equipe do Blog do Juares conversou com Daniela, mãe de aluna, que falou da sua insatisfação com a medida: “Se o município não tem dinheiro para manter as outras escolas, como vai ter dinheiro para manter a nossa?” , questionou ela. 

Veja a conversa completa com Daniela:

 

Em determinado momento os ânimos se exaltaram e cobranças foram feitas pela não participação do prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) na reunião. Veja o vídeo:

A ata da ação foi lida por uma representante da escola e todos os presentes assinaram ela. Confira as imagens da reunião:

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Censo 2022

Pesquisa aponta que 95,2% da população com 15 anos ou mais é alfabetizada em Camaquã

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (17)

Ontem
Ensino

Veja a atual situação das aulas nas escolas de Camaquã

Alunos de alguns educandários municipais e estaduais ficaram sem atividades na última semana

5 dias atrás

Prefeitura de Dom Feliciano prorroga suspensão das aulas devido às fortes chuvas

Retorno das aulas está previsto para o dia 20 de maio de 2024

5 dias atrás
Enem 2024

Ministério da Educação divulga datas das provas do Enem 2024

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho

5 dias atrás
Convocação

Prefeitura de Camaquã convoca três aprovados no processo seletivo da Educação

Convocados têm dois dias úteis para se apresentarem no setor de recursos humanos da SMED

5 dias atrás

Prazo para inscrição no Encceja 2024 termina nesta sexta-feira

Aplicação do exame será no dia 25 de agosto

1 semana atrás