Economia

Rio Grande do Sul consegue nota A na avaliação do desempenho do RRF

Estado cumpriu as metas acordadas
Publicado: 27/10/2023 às 14:19 | Atualizada: 29/10/2023 às 23:54 | Secom Governo do RS
Redação BJ News

O Rio Grande do Sul obteve nota A na classificação de desempenho feita pelo Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Nas análises dos conselheiros finalizadas em outubro, verificou-se que o Estado cumpriu a totalidade das metas acordadas no Plano de Recuperação Fiscal no ano passado.

“É com muita satisfação que recebemos essa avaliação acerca do cumprimento do que foi acordado”, afirmou a secretária da Fazenda, Pricilla Santana. “Todos sabem das dificuldades que têm sido enfrentadas pelo Estado para se manter adimplente com essas obrigações, após ter registrado uma perda de arrecadação de quase R$ 5 bilhões por conta das mudanças no ICMS.”

Nesta semana, a secretária está novamente em Brasília buscando definir novos parâmetros de cumprimento das metas fixadas com a Secretaria do Tesouro Nacional pelos próximos anos, sobre as quais ainda há um debate envolvendo também outros estados. “O esforço exigido para cumprir as metas neste ano foi extremamente elevado, e estamos otimistas com a sensibilização da Secretaria do Tesouro Nacional quanto ao empenho e ao esforço fiscal para adequar-se a esse novo cenário”, disse.

Segundo a secretária, que na quinta-feira (26) teve novo encontro com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional, a questão da dívida segue sendo um desafio para o Rio Grande do Sul, mobilizando o governador Eduardo Leite e os gestores dos estados em torno do tema.

Na avaliação semestral do RRF, o conselho, formado por um representante do Ministério da Fazenda, um do Tribunal de Contas da União e um do Estado do Rio Grande do Sul, analisa possíveis violações ao regime, como as vedações ao art. 8 da Lei do RRF e as referentes à implementação de medidas de ajuste previstas no plano. Nesta avaliação de outubro, foram avaliados processos julgados pelo Conselho de Supervisão no primeiro semestre de 2023.

Na avaliação anual de métricas fiscais, a Secretaria do Tesouro Nacional analisou o cumprimento de metas fiscais acordadas entre União e estados participantes do regime, que, além do Rio Grande do Sul, inclui Goiás e Rio de Janeiro. Nesta avaliação, foram analisadas as metas referentes ao exercício de 2022.

Por fim, na classificação de desempenho, atribui-se uma classificação que varia entre A e C, que representam uma média ponderada do nível de cumprimento do Plano de Recuperação Fiscal por parte de cada Estado. A avaliação de desempenho é utilizada em possível processo de reavaliação de eventuais inadimplementos.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Corsan lança programa de isenção de tarifas para afetados pelas enchentes

Programa de Apoio aos impactados pelos eventos climáticos nas regiões atendidas pela Companhia foi lançado nesta sexta (10)

2 dias atrás
Prorrogação

Funcionalismo estadual: Banrisul anuncia prorrogação das operações de crédito consignado

Banco vai suspender o pagamento dos empréstimos por 120 dias

2 dias atrás
Negócios

Empresas do RS podem pedir suspensão de débitos com BNDES por 12 meses

Solicitação pode ser feita até 31 de outubro

2 dias atrás
Infraestrutura do RS

Leite diz que reconstruir infraestrutura do RS custará R$ 19 bilhões

Estimativa é baseada em cálculos iniciais

3 dias atrás

Saiba como as taxas de juros impactam as finanças corporativas

As taxas de juros influenciam muito o custo de capital de uma empresa

1 semana atrás
Pagamento

Governo antecipa pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Sul

Beneficiários irão receber pagamento no dia 17 de maio

1 semana atrás