Rural

Emater fomenta produção de subsistência em Sertão Santana

Trabalho visa gerar sustentabilidade econômica e ambiental para as famílias do campo
Publicado: 19/12/2023 às 15:06 | Atualizada: 21/12/2023 às 21:12 | Ascom Emater
Redação BJ News

Presente em muitas propriedades, a agricultura de subsistência, um modelo de produção que tem como objetivo primordial o sustento das famílias, tem vital importância na segurança e soberania alimentar dos pequenos produtores rurais. Em Sertão Santana, o Escritório Municipal da Emater desenvolveu um forte trabalho no fomento à produção de subsistência, com enfoque na diversificação e produção de alimentos e resgate das sementes crioulas, visando gerar sustentabilidade econômica e ambiental para as famílias do campo.

O extensionista rural Rafael Mattarredona Netto explica que para incentivar essa prática, foi realizado intercâmbio de sementes crioulas com o objetivo de ajudar a manter o cultivo de uma variedade de alimentos, como batata-doce, mandioca, milho, arroz, feijão, hortaliças e frutíferas em geral. Assim como prestado apoio na comercialização dos excedentes, que ocorre na Feira do Produtor Rural do município, organizada pela Emater.

“Essa produção tem como principais características o fato de ser desenvolvida em pequenas áreas, com menor uso de tecnologias e baixo custo, visando a melhoria na qualidade da alimentação e reduzindo o gasto com a compra de alimentos de fora da propriedade, aumentando, ainda que indiretamente, a renda das famílias”, explica Netto.

Esse método de produção, além de garantir a sobrevivência das famílias no campo, tem também como caraterística o uso de sementes tradicionais, que são mantidas por agricultores e multiplicadas ao longo dos anos, atravessando gerações. Além da agricultura, o extensionista cita ainda a pecuária de subsistência, que através de pequenas criações de frango, peixe, suínos e bovinos são produzidos desde a carne até o leite, ovos e outros derivados.

De acordo com Netto, a produção também pode ser distribuída através das compras institucionais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), gerando renda direta para as famílias produtoras.

“A Emater leva informações e orientações aos agricultores, apresentando técnicas adequadas de produção e divulgando políticas públicas voltadas à agricultura familiar, de maneira que possa oferecer uma melhor qualidade de vida às famílias atendidas”, finaliza Rafael.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Prorrogação

Governo do RS prorroga parcelas de financiamentos do Feaper por 90 dias

Medida foi publicada no Diário Oifical do Estado nesta segunda-feira (13)

5 dias atrás

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no RS

Para a Federarroz, o que já foi colhido tem condições plenas de abastecimento do mercado interno e não há necessidade de importação

1 semana atrás

Irga instala comitê de crise em Camaquã

Primeira reunião do comitê ocorreu na tarde de segunda-feira (6)

1 semana atrás

50 famílias de Chuvisca são beneficiadas pelo Programa Fomento

Programa previa incluir até dez mil famílias a serem beneficiadas no RS

2 semanas atrás
ExpoCamaquã 2024

Cenário do arroz e tecnologia no campo são temas dos painéis de abertura da ExpoCamaquã 2024

Painéis técnicos serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, na ExpoCamaquã, no Sindicato Rural

2 semanas atrás
Vacina contra a gripe

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado em Camaquã

Ação ocorrerá das 8h30 às 16h30 em três salas de vacina do município

1 mês atrás