Saúde

Aapecan alerta população sobre como se prevenir do câncer de pele

A campanha "Verão Laranja: não espere até sentir na pele" já está sendo realizada
Publicado: 15/01/2024 às 10:57 | Atualizada: 17/01/2024 às 21:01
Redação BJ News

No dia a dia, o sol é uma fonte fundamental de energia e bem-estar. A luz intensa proporciona a vitamina D, essencial para a saúde e o equilíbrio do sistema imunológico, além de desempenhar um papel importante na melhoria do estado emocional das pessoas. Entretanto, como em muitos aspectos da vida, o equilíbrio é a chave, e a exposição solar em excesso também provoca consequências para a saúde.

A campanha “Verão Laranja: não espere até sentir na pele”, promovida pelas 15 Unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) alerta a população sobre as formas de prevenção ao Câncer de pele, especialmente para aqueles que desejam aproveitar o sol de maneira consciente e responsável, mas também para os trabalhadores – muitas vezes rurais – que desempenham as tarefas diárias expostos ao sol.

Durante o mês, a Aapecan promove atividades de conscientização à população sobre as formas de prevenção ao Câncer de pele, como palestras informativas, rodas de conversas e blitz informativas. Empresas e instituições podem entrar em contato com a instituição para agendamentos.

Tipos de Cânceres

De acordo com o Ministério da Saúde, o Câncer de pele ainda é o tipo da doença mais frequente no Brasil, podendo ser classificado como melanoma (mais raro e grave) e o não melanoma (mais frequente e menos grave), evidenciando a importância do diagnóstico precoce para o aumento das chances de cura e tratamentos menos invasivos.

Em entrevista para a Aapecan, o Dr. Carlos Roberto Felin, médico oncologista e Pós-doutor em Bioquímica Toxicológica, explica que o Câncer de pele melanoma é mais agressivo, pois pode se disseminar mais fácil para outros órgãos, como fígado, pulmão, ossos, entre outros.

Já o Câncer de pele não melanoma ainda é o tipo mais comum entre os brasileiros, totalizando 31,3% de casos, segundo a pesquisa Incidência de Câncer no Brasil 2023 do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide: “Todos os tipos têm influência da exposição à radiação ultravioleta, presentes nos raios solares e utilizado em unidades de bronzeamento artificial”, explica Dr. Felin.

Fatores de risco

Em um país como o Brasil, onde a exposição solar é constante ao longo do ano, falar sobre a prevenção ao Câncer de pele é essencial para alertar a população sobre os principais fatores de risco. Pessoas de pele clara, cabelos loiros ou ruivos e olhos claros são mais vulneráveis, uma vez que apresentam uma predisposição genética à doença.

Ainda, a dificuldade em se bronzear facilmente é um indicativo dessa sensibilidade, destacando a importância da compreensão dos fatores genéticos associados ao desenvolvimento da doença. O médico oncologista pontua que em um país marcado pela diversidade racial, observa-se que as raízes de origens italianas e alemãs podem influenciar na predisposição à doença, assim como o albinismo e pessoas transplantadas (que tomam medicação).

Além da genética, a profissão e o estilo de vida de cada pessoa influenciam nas probabilidades de desenvolver a doença. Pessoas que trabalham sob a intensidade do sol, especialmente nas atividades agrícolas, estão em maior vulnerabilidade.

Formas de prevenção

A médica oncologista Lauren Razzera Stefanon comenta que a principal forma de prevenção ao Câncer de pele é a proteção da exposição solar, conforme orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, sendo:

- Protetor Solar: Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados. Escolha um protetor solar com amplo espectro (UVA e UVB) e um fator de proteção solar (FPS) adequado para o seu tipo de pele;

- Roupas adequadas: Use roupas de manga longa, calças compridas, chapéus de abas largas para proteger a pele contra a exposição direta ao sol, além do uso de óculos de sol;

- Evite a exposição prolongada ao sol: especialmente durante o período entre as 10h às 16h, quando os raios UV são mais intensos;

- Autoexame da pele: Faça regularmente a verificação da pele para detectar quaisquer mudanças, como novas pintas, alterações no tamanho, forma ou cor de pintas existentes, ou qualquer lesão que pareça suspeita;

- Consulte um dermatologista se notar qualquer alteração na pele;

- Alimentação Saudável: mantenha uma dieta equilibrada e rica em vitaminas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Saúde anuncia mais R$ 202 milhões para o Rio Grande do Sul

Medida foi anunciada pela ministra Nísia Trindade, em Porto Alegre

Hoje
Dengue

Brasil ultrapassa cinco milhões de casos prováveis de dengue

Situação pode piorar após enchentes no RS

Hoje
Leptospirose

Secretaria da Saúde do RS confirma óbito de homem de 67 anos por leptospirose

É a primeira morte confirmada após enchentes no estado

Hoje
Ajuda na Saúde

Novos voluntários da Força Nacional do SUS chegam ao Rio Grande do Sul

Com reforço, serviço terá 202 profissionais atuando no estado

Ontem
Famosos

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

Ator foi submetido a drenagem de sangramento intracraniano

2 dias atrás
Liberação

Bolsonaro tem alta de hospital após tratamento para erisipela

Ex-presidente ficou 12 dias internado em São Paulo

4 dias atrás