Saúde

Estudo aponta que artrose afetará quase 1 bilhão de pessoas até 2050

Confira as causas e como se prevenir
Publicado: 16/01/2024 às 08:39 | Atualizada: 18/01/2024 às 21:51 | Ascom ATDCGroup
Redação BJ News

A artrose é considerada uma das doenças mais incapacitantes aos seres humanos e seus casos seguem crescentes a nível mundial. De acordo com um estudo realizado e publicado este ano pelo Instituto para Métricas e Avaliação em Saúde (IHME), dos Estados Unidos, até 2050, quase 1 bilhão de pessoas poderão ser afetadas por essa condição degenerativa. O médico Claudio Mello, especialista de joelho e quadril, aponta as quatro principais causas para o avanço dessa enfermidade, que inclusive, tem acometido também os mais jovens.

“Ao afetar articulações importantes como as do joelho, provocando um desgaste progressivo das cartilagens, a artrose causa quadros de dores crônicas, rigidez, inchaços e estalos durante os movimentos, que vão ficando cada vez mais limitados. Considerada uma doença comum entre os mais idosos, os casos crescentes estão diretamente relacionados ao aumento da longevidade da população, mas não é só isso. O aumento da obesidade, do sedentarismo e da prática de atividades físicas de alto impacto e sem a orientação adequada, tem também elevado o índice de casos entre os mais jovens”, explica o executivo.

Para tentar reverter este cenário e evitar o impacto na qualidade de vida dessas pessoas, bem como os custos aos sistemas de saúde, associados à artrose, Mello destaca a importância de se adotar hábitos de vida saudável, capazes de contribuir para a saúde das articulações e postergar ao máximo os quadros de desgaste.

“Se temos a obesidade e o sedentarismo como algumas das principais causas dessa doença, precisamos repensar nossa alimentação para que seja a mais equilibrada possível, assim como incluir na rotina diária a prática de exercícios que fortaleçam ossos e músculos, que cumprem um excelente papel de sustentação ao corpo e evitam a sobrecarga das articulações. As atividades de alto impacto, que também têm levado aos diagnósticos de artrose, devem ser feitas com cautela, sempre direcionadas por um médico ortopedista e acompanhadas por um profissional apto a orientar cada caso”, complementa o especialista.

Quais são os tratamentos para a artrose?

Ainda de acordo com Mello, existem vários tratamentos que podem ser indicados pelos médicos aos pacientes que desenvolvem a artrose, como é o caso das fisioterapias, uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, além do repouso e da perda de peso. No entanto, pelo fato de ser uma doença degenerativa, não existe cura, e conforme ela avança, substituir a articulação por uma prótese ortopédica acaba sendo uma saída, principalmente quando outras formas de tratamento já não surtem efeitos.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Saúde anuncia mais R$ 202 milhões para o Rio Grande do Sul

Medida foi anunciada pela ministra Nísia Trindade, em Porto Alegre

Hoje
Dengue

Brasil ultrapassa cinco milhões de casos prováveis de dengue

Situação pode piorar após enchentes no RS

Hoje
Leptospirose

Secretaria da Saúde do RS confirma óbito de homem de 67 anos por leptospirose

É a primeira morte confirmada após enchentes no estado

Hoje
Ajuda na Saúde

Novos voluntários da Força Nacional do SUS chegam ao Rio Grande do Sul

Com reforço, serviço terá 202 profissionais atuando no estado

Ontem
Famosos

Tony Ramos deixa UTI e apresenta melhora progressiva

Ator foi submetido a drenagem de sangramento intracraniano

2 dias atrás
Liberação

Bolsonaro tem alta de hospital após tratamento para erisipela

Ex-presidente ficou 12 dias internado em São Paulo

4 dias atrás