Saúde

Hospitais da Rede Ebserh ofertam atendimento com práticas integrativas em Pelotas

No HE-UFPel, os colaboradores têm acesso a sessões de Reiki, com o objetivo de contribuir para a saúde e a qualidade de vida no trabalho
Publicado: 06/02/2024 às 10:47 | Atualizada: 08/02/2024 às 22:45
Redação BJ News

Acolhimento humanizado e momentos de alívio das dores estão sendo promovidos em hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio da oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). É uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde, com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes.

As PICS também podem ser usadas para aliviar sintomas e tratar pessoas que já estão com algum tipo de enfermidade. As PICS foram formalmente integradas ao Sistema único de Saúde (SUS) a partir da aprovação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), em 2006, seguindo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), que reconhece as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI). Hoje, o Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica, e o SUS oferece, de forma integral e gratuita à população, 29 modalidades de PICS.

As PICS são recursos terapêuticos não farmacológicos para prevenir e/ou tratar sintomas de enfermidades e trazer qualidade de vida. Essas atividades podem estar associadas ou não aos tratamentos clínicos com medicamentos para alívio das dores crônicas, por exemplo, conforme cada caso. As práticas integrativas são um importante meio de tratamento porque não possuem contraindicações, envolvem, em geral, menor custo e trazem poucos efeitos adversos.

Reiki

O Reiki é uma terapia aplicada por meio da técnica de imposição de mãos. Busca o equilíbrio energético do corpo, oportunizando melhora e bem-estar em diferentes quadros. No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) e a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) oferecem aos colaboradores da instituição sessões regulares de Reiki. Os atendimentos são individuais e a aplicação do Reiki fica a cargo de terapeutas voluntários.

“A prática do Reiki pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar. Pensando nos diversos benefícios que essa prática integrativa pode trazer à saúde mental do trabalhador, USOST já vem ofertando a aplicação do Reiki para os colaboradores do HE-UFPel, em ações como o Setembro Amarelo e o Janeiro Branco, com grande interesse e adesão do público”, relata o enfermeiro Douglas de Melo Sousa.

De acordo com Douglas, os principais benefícios percebidos e relatados pelos profissionais foram: sensações de calma, paciência, tranquilidade, relaxamento, pensamentos positivos, melhora na qualidade do sono, maior controle emocional, autogerenciamento do estresse no ambiente laboral e diminuição da ansiedade. Para dar continuidade ao trabalho, a partir de fevereiro de 2024, a oferta dessa terapia será uma ação permanente da instituição.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Estes são os melhores produtos naturais para a pele

A pele é um cartão de visita por excelência. É por isso que não faltam motivos para que ela mereça toda consideração em termos de tratamento e cuidado

2 dias atrás
Maternidade

Pré-eclâmpsia: saiba o que é e como prevenir

Quadro ocorre normalmente no terceiro trimestre de gravidez e pode levar à prematuridade

3 dias atrás
Saúde mental

Especialista explica como fica a saúde mental em situações de calamidade pública

Confira dicas para manter uma boa saúde em momentos difíceis

3 dias atrás

Hospitais gaúchos poderão suspender consultas, exames e cirurgias eletivas até 30 de maio

A medida foi tomada pelo Governo Estadual devido à dificuldade de locomoção de pacientes e profissionais e de atendimento nos estabelecimentos de saúde

5 dias atrás

Com o Sul do RS em alerta, Secretaria da Saúde reforça apoio aos hospitais

Quem faz essa afirmação é a Secretaria Estadual da Saúde

5 dias atrás
Emergência

RS recebe kits de emergência com medicamentos para atender até 300 mil pacientes

Ministério da Saúde está abastecendo as unidades de saúde dos municípios atingidos pelas enchentes

6 dias atrás