Saúde

Comer salada, eu? Saiba como variar as preparações para aumentar consumo de verduras e legumes

Nutricionista dá dicas sobre como inserir esses alimentos na rotina até para quem não gosta de saladas, por exemplo
Publicado: 19/02/2024 às 10:59 | Atualizada: 21/02/2024 às 23:04 | Usina de Notícias
Redação BJ News

Calor, indisposição, vontade de ter uma alimentação mais leve. Para muitos, comer uma boa salada é a melhor opção. No entanto, as verduras e legumes ainda encontram resistência entre muita gente. 

A nutricionista Maria Tainara Carneiro explica que o consumo de legumes e verduras precisa ser um hábito diário na alimentação humana, e utilizá-los em saladas é uma das principais alternativas. “Os legumes e verduras são fonte de vitaminas, minerais e fibras, essenciais para o funcionamento do nosso intestino e metabolismo. O ideal é variar no tipo, corte, cozimento e temperos dos legumes e verduras das saladas”, afirma a nutricionista, que é professora do curso de Nutrição da Estácio. 

A principal dica da nutricionista é fazer uma salada colorida. Além de conter nutrientes diferentes, a utilização de várias folhas e legumes a deixa mais bonita e apetitosa. Outra orientação é acrescentar uma gordura boa na salada, como azeite, e utilizar ervas e temperos naturais para dar sabor, como orégano, manjericão, pimenta e cheiro-verde. Também pode-se adicionar alguma proteína, como atum ou frango, por exemplo, além de fibras, como chia, linhaça, semente de abóbora, castanha e nozes. Para finalização, use molhos caseiros. “Assim, cada salada terá um sabor diferente”, destaca a profissional. 

Para quem gosta dos molhos prontos, Maria Tainara explica que é imprescindível analisar as informações da tabela nutricional e lista de ingredientes do produto escolhido. “No geral, os molhos industrializados apresentam uma quantidade maior de sódio, além de conter açúcares, ácidos, aditivos, corantes e aromas artificiais. Tais composições não agregam em nossa saúde”, analisa a professora da Estácio. 

De acordo com a nutricionista, uma alternativa mais saudável seria preparar o próprio molho, usando como base as ervas e temperos naturais, além de gordura boa, como azeite e iogurte natural, por exemplo. Mas, para quem é do grupo que não gosta de salada de jeito nenhum, há um alerta: é necessário, sim, consumir verduras e legumes para suprir as necessidades nutricionais de vitaminas e minerais diariamente. 

A sugestão é acrescentar legumes e verduras em preparações e bebidas, como: adicionar cenoura e brócolis no arroz; a abóbora no feijão; a cenoura e abobrinha na omelete e preparar uma torta com legumes; suco de laranja com cenoura e suco de limão com couve são algumas alternativas. “Comece consumindo verduras mais suaves até ir adaptando seu paladar. Faça saladas com cortes diferentes, varie entre crua, cozida e assada. Por fim, seja persistente, pois precisamos de várias alternativas em diversas preparações para apresentarmos novos sabores ao nosso paladar”, finaliza Maria Tainara Carneiro. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Vacina contra gripe

Vacina contra gripe é estendida à população acolhida em abrigos no RS

Meta é vacinar todo esse grupo até 20 de maio

Hoje
Cigarro

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer

Hoje

Estes são os melhores produtos naturais para a pele

A pele é um cartão de visita por excelência. É por isso que não faltam motivos para que ela mereça toda consideração em termos de tratamento e cuidado

2 dias atrás
Maternidade

Pré-eclâmpsia: saiba o que é e como prevenir

Quadro ocorre normalmente no terceiro trimestre de gravidez e pode levar à prematuridade

3 dias atrás
Saúde mental

Especialista explica como fica a saúde mental em situações de calamidade pública

Confira dicas para manter uma boa saúde em momentos difíceis

3 dias atrás

Hospitais gaúchos poderão suspender consultas, exames e cirurgias eletivas até 30 de maio

A medida foi tomada pelo Governo Estadual devido à dificuldade de locomoção de pacientes e profissionais e de atendimento nos estabelecimentos de saúde

5 dias atrás