Saúde

Camaquã registra três focos do Aedes aegypti nos primeiros meses de 2024

Até o momento, o município não tem casos notificados de dengue, nem confirmados ou sob investigação
Publicado: 22/02/2024 às 08:43 | Atualizada: 24/02/2024 às 23:34
Matheus Garcia

Camaquã registra ao menos três focos do Aedes aegypti somente nos dois primeiros meses de 2024. As equipes da Vigilância em Saúde localizou dois pontos de proliferação do mosquito causador da dengue, febre chikungunya e zika vírus no bairro Carvalho Bastos e um no bairro São Carlos.

Todavia, o município não tem casos notificados de dengue, nem confirmados ou sob investigação até o momento, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O coordenador da Vigilância Sanitária de Camaquã, Fabiano Martins, afirmou ao Grupo Blog do Juares de Comunicações que os focos do bairro Carvalho Bastos foram descobertos em janeiro e o do bairro São Carlos em fevereiro, mas todos já foram delimitados e eliminados. 

A Vigilância em Saúde de Camaquã destaca que as ações de combate ao Aedes aegypti continuam no município. O setor pede para que a comunidade auxilie estando atenta ao acúmulo de água em depósitos e recipientes, além de realizar a limpeza de calhas, piscinas e outros locais que possam acumular águ e realizar o descarte adequado do lixo.

Em todo o Rio Grande do Sul, há 5,7 mil infecções notificadas e seis mortes em decorrência da doença. O óbito mais recente foi reportado nessa quarta-feira (21). A vítima é um homem de 63 anos, morador de Cruz Alta, no Noroeste. Segundo a SES, ele sofria de doenças preexistentes e morreu no dia 15 de fevereiro - tendo a confirmação do óbito por dengue sido confirmada apenas ontem. 

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Confira os principais sintomas da doença: Febre alta; Dor no corpo e nas articulações; Dor atrás dos olhos; Mal-estar; Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo. Os sinais de alerta da doença são caracterizados principalmente por: Dor abdominal intensa e contínua; Vômitos persistentes; Acúmulo de líquidos; Sangramento de mucosa; Irritabilidade.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Estes são os melhores produtos naturais para a pele

A pele é um cartão de visita por excelência. É por isso que não faltam motivos para que ela mereça toda consideração em termos de tratamento e cuidado

2 dias atrás
Maternidade

Pré-eclâmpsia: saiba o que é e como prevenir

Quadro ocorre normalmente no terceiro trimestre de gravidez e pode levar à prematuridade

3 dias atrás
Saúde mental

Especialista explica como fica a saúde mental em situações de calamidade pública

Confira dicas para manter uma boa saúde em momentos difíceis

3 dias atrás

Hospitais gaúchos poderão suspender consultas, exames e cirurgias eletivas até 30 de maio

A medida foi tomada pelo Governo Estadual devido à dificuldade de locomoção de pacientes e profissionais e de atendimento nos estabelecimentos de saúde

5 dias atrás

Com o Sul do RS em alerta, Secretaria da Saúde reforça apoio aos hospitais

Quem faz essa afirmação é a Secretaria Estadual da Saúde

5 dias atrás
Emergência

RS recebe kits de emergência com medicamentos para atender até 300 mil pacientes

Ministério da Saúde está abastecendo as unidades de saúde dos municípios atingidos pelas enchentes

6 dias atrás