Saúde

Direção do HNSA de Camaquã busca ampliar especialidades em encontro na Secretaria de Saúde

Aumento de R$ 750 mil no teto de atendimentos de média e alta complexidade (MAC) da instituição de saúde também foi pauta de reunião ocorrida nessa segunda-feira (4)
Publicado: 05/03/2024 às 11:05 | Atualizada: 07/03/2024 às 21:45
Matheus Garcia

Membros da direção do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã cumpriram agenda, nessa segunda-feira (4), na Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Porto Alegre. Uma das pautas da reunião foi a viabilização de quatro novas especialidades para a instituição de saúde. 

O diretor do HNSA, Otávio Morais, o diretor administrativo, Abilio Machado, e o diretor de controladoria, Cleber Dorneles, se reuniram com a secretária de Saúde Arita Bergmann para tratar de meios que possibilitem a instalação dos setores de oncologia, buco-maxilo, de uma unidade de cuidados prolongados (UCP) e da traumatologia de alta complexidade.

O HNSA é referência para 14 municípios da região, com 3 mil atendimentos no Pronto Socorro e 150 partos mensais. A instituição de saúde realiza também 1,5 mil consultas por mês e 150 procedimentos ambulatoriais, oferecendo atendimento em cirurgia geral, traumato/ortopedia, otorrinolaringologia e ginecologia. Os dados são do governo do Estado. 

Outro assunto tratado no encontro foi o ajustamento do aditivo de R$ 705 mil no contrato do teto de atendimentos de média e alta complexidade (MAC). O valor é disponibilizado pelo governo federal, através do Ministério da Saúde. Os recursos serão destinados para a ampliação das especialidades e dos atendimentos no hospital, além da reforma do Pronto Socorro (PS) e a adição de 46 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) financiados pelo governo estadual. A medida visa expandir o atendimento em serviços de média e alta complexidade, proporcionando um planejamento estratégico a médio e longo prazo. 

"Um grande avanço para Saúde da Região, onde com muita seriedade, comprometimento e preocupação com a população estamos avanço junto ao Governo Federal e Governo Estadual. Saúde forte! Região Forte!", comemorou Morais em uma postagem nas redes sociais.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Liberação

Bolsonaro tem alta de hospital após tratamento para erisipela

Ex-presidente ficou 12 dias internado em São Paulo

2 dias atrás
Doações de Sangue em PoA

Hemocentro tem nova plataforma para agendamento de doações de sangue em Porto Alegre

Agendamento permite escolher dia e hora para a doação

2 dias atrás
Saúde com tecnologia

Inteligência artificial vira aliada na radiologia

A velocidade de processamento transforma as IAs em ferramentas estimadas na área

3 dias atrás
Vacina contra gripe

Vacina contra gripe é estendida à população acolhida em abrigos no RS

Meta é vacinar todo esse grupo até 20 de maio

3 dias atrás
Cigarro

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo foi divulgado pela Fundação do Câncer

3 dias atrás

Estes são os melhores produtos naturais para a pele

A pele é um cartão de visita por excelência. É por isso que não faltam motivos para que ela mereça toda consideração em termos de tratamento e cuidado

5 dias atrás